Translate / Traduza

sábado, 28 de julho de 2012

Porções Diárias - Impiedade




Porções Diárias – Impiedade
Não porque não tivéssemos direito, mas para vos dar nós mesmos exemplo, para nos imitardes (II Tessalonicenses 3-9)
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite (Salmo 1-1 e 2)
O ser humano é por natureza sociável – embora exista entre toda regra, exceção, existindo assim os introvertidos – e por ser sociável, vive procurando companhia e aceitação nos grupos a que é apresentado ao longo da vida. Para isto, escuta um certo tipo de música, lê determinado tipo de livro, assiste filmes que os iguale aos que tem o mesmo interesse e, claro, veste-se de forma parecida a seus pares.
Não é errado viver entre amigos e ter amigos fora de suas relações cristãs. Mas, em todos os meios, encontramos pessoas que não comungam de nossos ideias, fé e ética. Assim, é necessário observar bem com quem nos relacionamos, o que pensam, antes de nos enturmarmos, pois ainda estamos isentos de sentimentos que possam embaçar nosso entendimento do que é certo ou errado.
O salmista nos ensinou algo maravilhoso ao advertir que há bem-aventurança no homem que observa os conselhos, mas escolhe não seguir os dados por pessoas ímpias.
Talvez seja necessário informar que a impiedade não é uma característica de todos os que não conhecem a Jesus ou não possui uma religião. A impiedade é algo muito sério e deve ser observado, pois ela é usada para disfarçar os maus intentos, geralmente de forma benéfica ou menos mal. Um grande exemplo de impiedade é o caso dos irmãos de José. Eles não podiam matar seu irmão, pois conheciam as consequências morais e espirituais deste ato, então, resolveram fazer algo pior: Condená-lo a Escravidão.
Ao vender seu irmão, mudaram todo o processo de vida dele, pois naquele tempo um escravo não tinha direitos e nem era considerado humano e sim como um objeto, um animal, até a alimentação era condicionada ao serviço que ele fosse fazer. Um escravo era comprado como uma animal na feira, colocado em um palanque e ali expunham pele, dentes e músculos para análise. Foi assim que Potifar comprou o jovem José, quando este chegou ao Egito.
Vale lembrar que o povo de Israel  - ainda só a família de Jacó - não costumavam ir a Egito, visto que seus avós Abraão e Isaque tivera problemas com os reis daquele país e provavelmente esta distância foi considerada pelos irmãos de José.
Ora, sabendo disto, voltemos ao tema Amizade. Fujamos do homem ímpio, esteja ele no lugar que estiver, pois é também necessário dizer que os ímpios costumam estar onde não esperamos e entre nós mesmo, na maioria de nossas relações, existem destes que projetam o mal sem importar-se com as consequências. Muitos governos, muitos ministérios e muitos lares tem sido destruídos pelos ataques de impiedade de alguns, muitas vezes disfarçados de atos de bondade.
Procure andar com pessoas que dão exemplos dignos, que procuram ser sóbrios, mesmo que não sejam cristãos e, entre os cristãos, procure andar com os que são imitadores de Cristo, que sabem amar, que sabem viver o amor verdadeiro, que não formam “panelas” para destruir seus irmãos, que não julgam seus pares, não criticam seus líderes e, de preferência ande com que tem uma vida de amor a Deus.
Em nosso meio, infelizmente, os ímpios estão disfarçados de “santos” que não aceitam as regras “de homens” e vivem “pedindo” oração por seus líderes, afirmando que estão fora da Palavra. Diga-se de passagem, em sua maioria, conhecem apenas os versículos de exortação e não conhecem a prática do amor, pois “não toleram as fraquezas” dos neófitos – os que eles julgam novos de fé. Até porque a maioria dos neófitos ainda respeitam seus pastores e líderes, por estarem ainda iniciando seus passos na Fé.
Não devemos esconder os erros que há entre nós, a própria Bíblia conta os pecados dos homens que foram líderes, patriarcas, discípulos e apóstolos, e estes erros não estão ali para servir de exemplo para repetirmos e sim, como prova de que Deus não aceita que escondemos as sujeiras “debaixo do tapete”.
Agora, quando for se associar a um grupo, esteja atento para não cair nos laços dos ímpios, pois estes são terríveis e podem te destruir!
Pense nisto e fiquem na Paz.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter