Translate / Traduza

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Seguidor de Jesus



Seguidor de Jesus
Quando falamos de ser cristão de fato, ou melhor, ser seguidor de Jesus, abrangemos diversas características que identifica esta pessoa e nada disto diz ao exterior, mas esta ligado a conduta, ao caráter daquele que se dispõe servir ao Senhor.
Talvez seja importante lembrar que algumas pessoas possuem um caráter admirável e conduta irrepreensível, mesmo não sendo cristão. Isto por diversos fatores que incluem criação, ética e ambiente, além de outros, influem para que uma pessoa seja diferente e respeite as demais, independendo de influencia religiosa. E além do mais, o fato de alguém dizer que segue a Cristo não quer dizer que tenha se tornado alguém melhor, pois muitos que fazem esta declaração ainda nem conhecem o que de fato é seguir a Jesus, pois esta com sua mente voltada a costumes que em nada lembra o verdadeiro significado desta atitude.
Ao longo da Palavra de Deus notamos que cada um dos homens levantados para aconselhar o povo de Deus seguia um “modus operandis”. Relembramos Neemias, ele priorizou a reconstrução do templo e da cidade, além da restauração da vida financeira, pois o povo respirando ainda os ares da escravidão e da derrota, vivia oprimido pela situação econômica e pela falta do pensamento cívico. Ao reconstruir os muros e a cidade, Neemias fez renascer no coração do povo o desejo de respeitar sua História enquanto nação e lutar para reconquistarem o que lhes pertencia por direito. Mas Esdras tem uma visão diferente e age segundo sua própria convicção, assim, ao ver os muros e a cidade reconstruídos, prioriza o lado espiritual: Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos (Esdras 7:10). E sua atitude faz com que as pessoas mudem seu foco.
Jesus ensina o equilíbrio, mas com seus atos ensina-nos a viver padrões diferentes dos de então. Ensina que o melhor a fazer é amar ao próximo e assisti-lo em suas necessidades, socorrer o pobre, o órfão e a viúva e viver na dependência de Deus. E seu exemplo foi seguido por muitos. Jesus, ensinou que devemos ser pobres, mas esta condição não esta ligada a finanças e sim a caráter, pois ela dá uma condição específica para aquele que segue a Palavra, e esta condição ;e especial pois nos outorga o reino dos céus.
Mais adiante Jesus ensina que os que choram, porque eles serão consolados e isto não quer dizer que Deus prefira os fracos em sua Obra,mas que ele procura pessoas sensíveis, com um olhar mais humanos para as atitudes dos outros e que reconeheçam sua própria condição.
Ainda vai mais além ao declarar que os mansos eles herdarão a terra e isto quer dizer que Ele espera que ao invés de nos rebelarmos, devemos enfrentar as situaões difíceis com sabedoria, afinal a mansidão gera vida e nutre a paz.
Jesus vai mais além ao traçar o perfil de seus seguidores ao declarar que estes deveriam ter fome e sede de justiça, afinal ee conhecia o mundo que estava a sua frente e o ser humano, que é propenso a ferir o próximo em seu benefício e sendo assim ele prefere que nós tenhamos preocupação verdadeira com os injustiçados, como se fome fosse, simplesmente porque esta necessidade fisiológica, comer, é algo que o homem não pode controlar. Assim, ser fartos de Justiça significa que nós procuraremos exercitá-la em nosso dia a dia e lutaremos por ela.
Continuando seus ensinamentos sobre o caráter do seu seguidor, ele afirma que são felizes os que praticam a misericórdia, pois alcançarão misericórdia, isto simbolizando algo especial, o fato de sermos todos salvos pela Graça, que é dom, ou deixando mais claro, presente de Deus.
Quando afirma que só os limpos de coração verão a Deus; Jesus esta nos dizendo algo especial, ensinando que é impossível as coisas imundas envolverem-se com as coisas santas, e isto não é um preconceito, é uma promessa, já que Jesus morreu por todos nós, para garantir de forma gratuita a vida eterna. Uma vez que o Sangue de Jesus tira o pecado do mundo, limpa o coração daqueles que resolvem seguir a Jesus, purificando-o de todas as amarguras, revoltas e angústias causadas pelo pecado. Se cuidarmos de nossos corações para que o mal não nos suje de novo com suas artimanhas, faremos parte do Exército que verá a Deus.
O item pacificador, por certo é o mais necessário em todas as épocas da História humana, já que vivemos cercados por guerras, confusões e outros males que roubam a paz, assim, se formos como o Senhor deseja, pessoas voltadas a pacificar a situação e não detonadores de guerras, sejam elas individuais ou coletivas, seremos chamados filhos de Deus.
Agora ser perseguido por causa da justiça, é algo que pode acontecer com qualquer seguidor de Cristo, mas se continuarmos firmes, teremos por herança o reino dos céus; afinal também são felizes aqueles que sofrem perseguição, injúria e recebe no rosto injúrias, muitas das vezes, a estes fica a certeza de que aqueles que o Senhor no tempo certo entra com vitória: Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa (Mateus 5:2-11).
Este foi o perfil determinado por Jesus para os que desejam servir a sua Pbrae segui-lo.
Agora Paulo cobra de Timóteo que este demonstre que seu caráter é firme, que esta agindo da forma correta com o que Jesus ensinou: Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Veja que o apóstolo fala claramente para que não haja desperdício da mocidade e isto pode ser encarado como uma advertência para que Timóteo seja uma pessoa comum, até porque se fosse algo relacionado a viver uma vida apenas voltada para o ministério não teria acrescentado o porém, que aparece na segunda parte deste verso: mas sê o exemplo dos fiéis. Este 'porém' é condicional para algo diferente do escrito antes. Só que para enfatizar o perfil do seguidor de Jesus, o apóstolo continua ensinando: Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá, dando agora as coordenadas para que Timóteo além de discípulo seja Mestre dos seus irmãos e que sempre respeitasse a unção recebida antes: Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Paulo em todo tempo estava incentivando para que Timóteo tornasse um exemplo de um seguidor do Senhor: Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Ele espere que seu jovem pupilo seja um exemplo a ser seguido. E ao mesmo tempo preocupa-se com a condição espiritual de Timóteo, além daqueles que o ouvisse: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (1 Timóteo 4:12-16).
O verdadeiro seguidor de Jesus preocupa-se também com a salvação das outras pessoas e não só com a daqueles que a quem ele ama. Trocando em miúdos, como diria o português, o seguidor do Senhor não é egoísta e nem exclusivista, mas preocupa-se com as demais pessoas esta preocupação vai além das palavras.


















Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter