Translate / Traduza

domingo, 5 de agosto de 2012

Como árvores, vivendo para gerar vida

Como árvores, vivendo para gerar vida

Elisabeth Lorena Alves
Na vida, por sermos de natureza sociáveis, estamos sempre procurando aceitação e amizade. As pessoas vivem em subgrupos sociais desde a mais tenra idade e assim vai até o final da vida. Se não fosse assim, por exemplo, não haveriam Sociedades, grupos e associações. Todos nós estamos propensos a termos amigos, alguns em grandes quantidades, outros bem menores, mas no geral, a maioria das pessoas saudáveis, procuram viver perto de pessoas que as agradem.
Só que nesta ânsia de aceitação algumas pessoas acabam extrapolando os limites do considerado certo e afundam em amizades prejudiciais. Para estas pessoas há o Salmo 1. O que diz ele? Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, (v 1) aí esta algo a pensar pois este desvio, a impiedade é algo difícil de se encontrar de cara na maioria das pessoas. Impiedade não é apenas fazer o mal, é maquinar o mal de forma que pareça bem. No geral as pessoas não reconhece um ímpio de imediato, pois tirando os casos raros, estes não gostam de ser notados como tais, preferem posar de bons moços. Ora, quem já não teve um amigo, um conhecido ou colega que gostava de dar bons conselhos, mas quando se ia por em prática, descobria-se que não daria certo e os problemas aumentavam. Estas pessoas são tão astutas, que ainda se portam como de fato importasse com o resultado. Mas lá na frente acontecem outros destes episódios. E tudo o que você pensava era que ela queria seu bem!
Descoberto que esta pessoa age de má-fé, libertar-se dela torna-se uma tarefa difícil, na maioria das vezes, pois elas, com suas teias, conseguem posições respeitáveis dentro do grupo em que estão inseridas, só que o Salmo ainda adverte que não devemos demorar nossos pés no caminho pecadores, e está deixando claro ai que são pecadores contumaz, eu os ímpios o são. O prazer deles consistem em ser assim, portadores do mal, este é o prazer, a paga que recebem, amam o que fazem e diverte-se em agir desta forma. Como se faz para evitar isto? Simplesmente fugindo destes caminhos. Evite estas pessoas.
Outro tipo comum são os escarnecedores: (…) nem se assenta na roda dos escarnecedores; (v 1), estes são especialistas em tirar as pessoas do seu norte. Amam rir e brincar com os sentimentos das outras e tem poder de influencia nos grupos, são as hienas sociais. Para a fé e o bom costume são negativos, pois zombam de atitudes éticas e desnorteiam as pessoas com suas posições aparentemente corretas ou divertidas. Na adolescência os jovens geralmente deparam-se com estas pessoas e por este motivo os pais devem ser presentes na vida de seus filhos, pois assim estes não se perdem.
As pessoas que agem desta forma parecem constantes no mundo, pois elas se propagam, como se espalhadas por um grande vento: (...) Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha (4). Ora, espalhar o mal ou dar testemunho dele é uma atitude normal na Sociedade. Observe um acidente de trânsito. Quantas pessoas param seus carros e saem de suas casas para assistir. Nos dias atuais existem até programas televisivos e folhas impressas especialistas neste tema. Por isto percebemos mais a violência, a falta de segurança e a corrupção, pois é o que mais vende e não que deixaram de existir pessoas boas no mundo. O que acontece é que uma notícia agradável, de uma esposa que cuida bem do marido e dos filhos não gera comoção nacional, agora falar das sujeiras das outras famílias dá audiência e vende jornal.
Nós, que somos cristãos devemos dar exemplo e fazer brilhar a nossa luz por este motivo, a escuridão só impera onde não há luz. Acenda uma vela na noite escura e terá luz, os seres que a desejam se achegam a ela e só fogem da claridade aqueles que praticam o mal. Não esqueçamos nunca que o mundo esta precisando de exemplos bons, de atitudes agradáveis e de sentimentos de amor, só que habituado a viver com a gangrena social exposta pela mídia, curar o mundo se torna difícil se você vem a ele com tratamentos de choque. Assim, seja sábio, comece aplicando compressas leves de verdade e exponha devagar a ferida aberta. Cuide desta ferida com o devido respeito e ela se cura.
No geral as pessoas que desejam mudar o mundo com o Evangelho acaba se tornando vítima de sua própria ansiedade. A Sociedade não chegou neste estágio de maldade e nesta supressão de valores da noite para o dia. O mal foi enxertado nela aos poucos pela aceitação comum do que parece certo mais não é e esta é uma das certezas que devem nortear quem qualquer mudar o mundo. Outra certeza é que a verdade é uma semente que se espalha com cuidado e só assim ela brota. Sim, ou você aprende que certas atitudes devem ser tomadas ao longo da vida e não de uma hora para outra ou vai fazer seus planos desandarem se começar querer mudar tudo de uma hora para outra.
Pense no versículo 3: Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. Vamos analisar devagar. Como árvore plantada junto ao ribeiro de águas: quem vem cansado pelo caminho, para ali para descansar e encontra sombra, água fresca e alimento. Percebe? Ela esta pronta apenas a exercer sua atividade natural. E assim devemos ser nós, os cristãos, como as árvores pelo caminho, que perfumam com suas flores (a amizade), dão sombra (exemplos) e frutos (o amor).
Para chegarmos a este estágio de plenitude, devemos voltar ao versículo 2: antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite e seguirmos passo a passo: Ter prazer na Lei do Senhor, meditar nela em todo o tempo.
Que possamos aprender a viver de forma adequada a Palavra para conquistarmos ao mundo a nossa volta e se todos nós, formos como árvores, seremos uma floresta a gerar vida.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter