Translate / Traduza

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Casamento - Alguns Conselhos


Elisabeth Lorena Alves

Porções Diárias - Falando de Casamento...
Leitura Bíblica
“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.”
(Provérbios 5:18)
No casamento, como em todas as relações humanas, as pessoas precisam aprender algumas regras de convivência simples, mas úteis ao bom andamento da Sociedade.
Infelizmente algumas vertentes sócias corromperam o verdadeiro significado de algumas palavras e de algumas situações, principalmente quando se fala de casamento, o que atrapalha um bom diálogo sobre o assunto. Só que como mensageiros do Amor e servos do Deus Altíssimo, nós não aceitamos que alguém atrapalhe a Mensagem que Deus deixou através de sua Palavra para que fôssemos felizes, assim, abrimos nossa boca e falamos o que é certo, doa a quem doer.
Das regras sociais, que são necessárias a um bom casamento, aprender ouvir o cônjuge é uma das essenciais. Entender o que o outro precisa só é possível quando ouvimos o que ele diz. E este ouvir deve ser uma atitude consciente e ativa, para que não haja dúvida depois. Não basta escutar de forma aleatória, mas prestar atenção em cada palavra, no tom de voz empregado na construção de cada frase para jamais esquecermos.
Só que para ouvirmos alguém, é necessário que nos calemos: “Mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1:19,20). O nosso silêncio possibilita que o outro tenha liberdade de falar o que deseja, expor seus desejos e opiniões. Detalhe: Tanto um como o outro precisa deste momentos em que possa declarar ao outro o que espera, o que o porá seguro e feliz. Ser ouvido e entendido passa a certeza de que somos importantes para o outro.
Abrir mão de algumas coisas para o bem de um relacionamento é algo muito normal, e devemos sempre observar esta necessidade. Isto não quer dizer um apenas fazer isto, mas ambos por determinado tempo, deixar de fazer algo, para que a relação de seja um sucesso, pois fazer com que ela seja aproveitável é obrigação de ambos. Jesus deu-nos um exemplo para toda vida: Deu sua vida por sua amada noiva, a Igreja (Efésios 5:2).
Apreciem-se, procurem ter prazer com o diálogo e os carinhos do outro, pois a amizade de um casal fortalece todos os laços da relação, o que impede que as tentações externas adentre as portas do seu lar. Para tanto, deve-se deixar de lado o que não gostamos e prestar atenção nas atitudes que nos agradam. Veja: “O amor não seja fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem” (Romanos 12:9).
Usem palavras agradáveis para tratarem-se dentro de casa e sejam carinhosos um com o outro, afinal,as palavras são o adubo frequente de sua relação.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter