Translate / Traduza

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Crentes Desnutridos

Crentes Desnutridos
Leitura Bíblica
Elisabeth Lorena Alves
Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos.
Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.

(Provérbios 7:1-3)

Enquanto cristãos, nosso alimento é a Palavra: Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:3-4), indiscutivelmente, esta afirmação feita por nosso Mestre é verdadeira, mas até que ponto somos alimentados por ela? Até que ponto estamos interessados neste Alimento?
Hoje vemos as Igrejas lotadas, as pessoas cantando que querem ouvir a voz de Deus, mas o que será que elas querem mesmo ouvir? Querem ouvir uma Palavra que mude suas vidas ou que abençoe seus projetos? Pelo tanto de Mensagem que vemos e ouvimos, que apenas acaricia o ego, que promete derramamento de vitórias, bençãos materiais, operação de milagres e movimentos estranhos a Palavra e, claro, pelo tanto de pessoas que afluem a estes 'espetáculos', entendemos logo que as pessoas não querem ouvir a voz de Deus, querem sim dar validade a seus sonhos. E isto acaba criando uma Igreja inchada. Cria-se reuniões repetitivas, 7,14, 21 dias ou semanas para fixar na mente das pessoas determinado pensamento, mas as pessoas voltam pois estão sendo manipuladas em seus sentimentos. Como acontece com o mágico, ele te convence que cortar alguém ao meio é viável e você acredita nisto, enquanto assiste. Uma vez acabado o espetáculo, você volta a questionar de forma racional, pois não esta mais sendo envolvido pela personalidade do artista. As mensagens de bençãos e de 'movimentos pseudo espirituais' criam uma personalidade dependente e as pessoas acabam indo mais e isto acontece porque são floreadas, cheias de testemunhos, de beleza e de colorido que enchem os olhos, mas não alimentam de fato, mas as pessoas não percebem isto. O que acontece é que as igrejas estão cheias, priorizando exatamente isto, a quantidade, mas não há qualidade nestas mensagens. Assim sendo as pessoas voltam mais a Igreja, para ter aquela alegria ou esperança superficial e ficam viciados nisto, em ir sempre. Alguns se decepcionam e desistem, mas dificilmente descobrem a real razão de seu descontentamento, isto por não ler e estudar de fato a Palavra.
Quando se vai a Igreja e ouve-se a mensagem, deve-se sempre procurar guardá-la no coração e pensar nela constantemente. O salmista temia perder isto, a comunhão com a Palavra: Assim observarei de continuo a tua lei para sempre e eternamente (Salmos 119:44).
Quando conhecemos a Palavra e temos o prazer de meditar nela, estamos livres de qualquer manipulação: E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos (Salmos 119:45).
Ter desejo de ouvir a Palavra é algo saudável: Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo (1 Pedro 2:2), o que é prejudicial é este vício de só tirar da mesa do Senhor o que lhes interessa. As pessoas sentam-se na Mesa do Senhor, como crianças mal criadas, deixam de lado os carboidratos completos e comem apenas bife e batata frita, esquecem-se que é necessário experimentar os outros grupos de alimento para que as vitaminas sejam aproveitadas.
O bife e batata frita da Igreja do Senhor hoje é estas Mensagens que prometem bençãos e vitórias e estes movimentos de gira e roda – costumes estranhos a Palavra. Assim, mesmo em uma Igreja onde não se prega estas bençãos fáceis demais, a maioria dos fiéis ficam apegados apenas a parte da Mensagem que lhes garanta o que foram buscar.
(...)
Devemos orar sim, buscar de Deus discernimento para a nossa vida, apresentar a Ele as nossas queixas, mas devemos arregaçar as mangas e irmos a luta.
A maioria dos cristãos raquíticos estão assim, adoentados na fé, por falta de lerem a Bíblia e conhecer a Palavra e isto, mesmo nas Igrejas em que se se incentiva o Estudo como prioridade.
A Bíblia te ensina pensar e pensar sozinho. Mas você precisa ler e ler sempre. Não creio em quem afirma ter Intimidade com Deus e não tem conhecimento da Palavra, pois Jesus disse que o povo de sua época, erravam por não conhecerem as Escrituras, que são elas que tem o atributo maior de apresentar Deus aos homens. Leia: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5-39). Aqui Jesus estava pedindo ao povo daquela época que lessem a Palavra para entender o que acontecia ali, quem era Ele, afinal diz que ela testificava dele. Este Examinai não é imperativo, é sugestivo, a palavra aparece na terceira pessoa do singular, no presente e, embora muitas vezes nós usamos como ordem, ela era uma sugestão aquelas pessoas para conhecerem o Senhor. E enquanto sugestão, serve para nós.
Um dos profetas dissera antes o motivo do erro do povo de então: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos (Oseias 4-6). Sim, a falta de conhecimento da Palavra leva a destruição da nossa fé e da forma mais prejudicial, pois isto se dá sem que nos apercebamos e pode tornar-se irreversível, uma apostasia.
Ouça a Palavra, medite nela e faça como o salmista, esconda-a bem contigo, previna-se contra o pecado: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” Salmo 119.11.
Quando uma pessoa lê a Palavra e conhece seu verdadeiro teor, pode voltar aos preceitos deixados para nossa caminhada: Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos (Salmos 119:58-59).
Pense nisto!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter