Translate / Traduza

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cuidado com quem seus filhos andam


 

Cuidado com o que seus filhos aprendem fora de casa

Elisabeth Lorena Alves
E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus (II Crônicas 14-2)
Não se engane, muito do que nossos filhos reproduzem na vida, aprenderam fora de casa. Assim, este é mais um item para você observar enquanto educa seus filhos: suas companhias.
Fora do núcleo familiar, as crianças aprendem muitas coisas, boas e ruins, quem vai peneirar e mostrar o que é certo ou errado são os pais ou responsáveis.
Quando lemos a Palavra e vemos que alguns filhos foram fiéis ao Senhor, podemos analisar que tipo de aliança tiveram seus pais com o Senhor. Mas há também exemplos de filhos que tiveram aliança, sem que seus pais as tivesse.
Os exemplos, sejam negativos ou positivos, influenciam na vida dos filhos, mas nóa não nos apercebemos disto. Davi vivia buscando ter comunhão com Deus. Homem de temperamento apaixonado, mesmo quando errado em suas atitudes, tinha humildade para reconhecer suas limitações. Um de seus filhos, Salomão, conseguiu aprender com o pai a viver em comunhão com Deus, embora também cometesse erros diversos, este deixou-nos ensinamentos precisos para nossa caminhada e para que possamos adquirir sabedoria.
Isaque foi um filho que viveu observando a fé de seu pai e o compromisso firmado com o Senhor e aprendeu a ter uma vida focada em Deus. Sua experiência no Monte Moriá marcou-lhe a memória e seguiu com ele pela vida toda. Com a morte de seu pai podemos perceber que ele permaneceu fiel.
Alguns filhos não seguiram a fé de seus pais, os filhos de Eli são exemplos comumente lembrados, mas nem mesmo os filhos de Samuel seguiram o exemplo aprendido em casa. E isto mostra que nós, como pais, devemos observar melhor as companhias de nossos filhos, pois eles podem sim seguir os exemplos de fora de casa e quem vai ensinar se estes são certos ou errados somos nós.
Pense nisto!

Elisabeth Lorena Alves   posta no Cristo Hoje, todas terça e quinta-feira. Obreira da  IPCO-Brasil, articulista do Unidos para Cristo, também participa do Ser Cristão Recanto das Letras. Redatora do Conversa de Mulher, página do Projeto Ser Cristão e da Revista Ser  Criança e do Ser Cristão Criança.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter