Translate / Traduza

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Como reconhecer um falso Mestre


 

Como reconhecer um falso Mestre
Elisabeth Lorena Alves
Leitura Bíblica
I JOÃO 4
Os falsos profetas e os verdadeiros crentes

1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.
4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
5 Eles são do mundo, por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve.
6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Esta leitura bíblica é extremamente clara e por si só explica-se. Desde os primórdios do Evangelho muitos tem se levantado com “cristos” e feito muitos segui-lo com seus feitos e promessas. Muitos tem se levantado afirmando que Jesus, o único Filho de Deus não terminou sua missão na Terra e que falhou em seu propósito. Pergunto-me quando ouço estas afirmações, como esta pessoa, este dito 'cristo especial' possa usar a Bíblia como livro de fé, se não consegue entender que o Plano de Deus para a Salvação do homem foi concluído na cruz.
Jesus, no Getsemane, ao orar a Deus apresentando-lhe sua situação emocional e sua preocupação com seus discípulos, também falou de sua dor, mas deixou claro que faria a vontade de Deus. E fez.
Ele não correu ao campo e escondeu-se, esperou ser encontrado e entregou-se aos homens. Ao dar o último suspiro na cruz, exclamou: Está consumado (João 19-30). E ali acabou a parte de Deus e iniciou-se a dos homens.
A passagem ora em estudo, ensina-nos o passo a passo para entendermos quem é de Deus e quem não é, pois nos dá os indicadores que podemos usar para reconhecer se alguém serve de fato a Deus ou ao seus próprios propósitos.
Quando alguém intitula-se o emissário de Deus para a Salvação do homem e alega que Jesus falhou neste ponto, automaticamente cai seu argumento quando confrontado com esta passagem. Claro que este ser irá lançar um método ou livro que o proclame como verdadeiro, usando para isto versículos e passagem isoladas da própria Bíblia. E muitos se deixarão enganar. As pessoas se permitem isto, pois não conhecem a Palavra. E não a conhecem por culpa própria. Esperam sempre que outros sejam responsáveis por sua salvação. E a salvação é um processo individual.
O livro lançado, como dito antes, trará a validação desta suposta verdade. E por certo aparecerá sempre alguém orientando a fazer a Leitura com o auxílio da Bíblia.
Aprenda algo prático sobre a Bíblia: Ela não precisa de explicação. Leia a Bíblia e leia bem, e, depois de conhecê-la leia outros livros.
Em minha vida tenho visto pessoas que leem todo tipo de livro religioso, mas nunca leu a Bíblia de fato. Nunca parou para fazer ao menos uma leitura anual.
Vou dizer uma coisa que pode assustar a todos, mas li a Bíblia toda diversas vezes. A Escola Dominical e fui professora por no mínimo 8 anos, embora quem me conhece saiba que passei parte da minha vida cristã ensinando.
Se eu que já li a Bíblia tantas vezes, que já parei para preparar aula milhares de vezes, afirmo que não conheço a Bíblia, como algum crente novo, sem experiência de fé, possa afirmar que estou enganada quanto a falsos profetas?
Estes que se deixam enganar só leram a Bíblia com a ajuda de livros comprometidos com mentira, com Teologias perniciosas e não podem declara-se professores, pois não são e eu não sou, sou sempre serva do Altíssimo. Muitos destes líderes são seres manipulados por mentiras, engodados por interesses de poucos e não conseguem ler a Palavra para conhecê-la pois estão habituados a utilizar métodos de Leitura.
A passagem acima nos ensina a analisar estas pessoas. Vejamos como:
Ao dizer não creiais a todo espírito, o apóstolo continua e nos ensina algo importante: mas provai se os espíritos vêm de Deus; e afirma que desde então já existia no meio deles muitos falsos profetas e este já saiam pelo mundo levando suas próprias teorias.
Continuando a nos ensinar, ele nos diz um primeiro passo para descobrirmos se alguém fala em nome do Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus. Alguns até confessam isto, mas acrescentam que Jesus, mesmo sendo Filho de Deus, falhou em seu projeto, sendo assim, dizem eles, Deus os enviou para terminar a Obra Redentora e apresentam uma Teoria que agrada aos ouvintes, pois fala sobre como resolver os problemas da atualidade.
Há porém os que não confessam a Jesus não é de Deus; e o apóstolo diz que estes são o anticristo, afirmando que estes já estão no mundo. E o apóstolo afirma no presente, significando que mesmo naqueles dias haviam estes detentores do título anticristo, embora jamais aceitassem para si este nome. E porque estes são tão bem recebidos? Fácil de saber e veja o que o apóstolo diz sobre isto: Eles são do mundo, e ainda nos explica porque o mundo os dá atenção: por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve. Sim, uma vez que é do mundo, fala como ele e por ele é ouvido. Fácil de entender.
Quanto a verdade, nós somos de Deus; assim, apenas quem conhece a Deus nos ouve; disse-nos o apóstolo, mas também disse que quem não é de Deus não nos ouve. E para concluir nos diz: Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.
De posse destas informações, utilize a Bíblia para saber se algo ou alguém é de Deus ou não. E pense bem se estas teorias todas levam em consideração o amor a Deus e ao próximo. Mas isto é base de outro estudo bíblico.
Que o Senhor fale melhor em cada coração!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter