Translate / Traduza

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Vamos Orar?


Vamos orar?
Elisabeth Lorena Alves
Orar é algo importante na vida do cristão. Buscar ter comunhão com o Senhor através de um diálogo claro e objetivo, deixando claro para nós mesmos o que estamos apresentando a Deus, como louvor, como agradecimento ou como pedido.
Sim, orar é na verdade observar seus próprios desejos, analisar se eles são compatíveis com a vontade de Deus, se respeitam os direitos das pessoas que nos cercam. Orar é mais importante para nós, que para Deus. Afinal, Deus é Fiel, Eterno e Pai, independente de nossa existência ou de nossa observância aos seus preceitos. Mas nós, por outro lado, precisamos de Deus.
A forma ideal de transformar nossa precisão real em dependência é através de oração. É na oração que nos mostramos como realmente somos, pois estamos a sós com Deus e abrimos o mais secreto de nosso íntimo e o expomos, tanto para nós mesmo, quanto para o Senhor Jesus.
Orar é tão importante, mas mais importante é a condição que deve estar o nosso coração quando oramos. Não podemos orar enquanto nosso coração está chateado. O Apóstolo Pedro ensinou que se estamos em desacordo com nossos cônjuges, temos a nossa ligação com Deus interrompida (I Pedro 3-7), assim, devemos conversar e perdoar-nos mutuamente antes de nos dirigirmos ao Eterno, que é Santo e nos aceita quando procuramos aplicar nosso coração a viver em santidade.
Muitos de nós estamos mais preocupados com o que vamos receber e estipulamos a Deus que Ele deva fazer isto e não aquilo, isto fugindo de um dos maiores preceitos da oração que é ser da vontade do Senhor e não nossa: " E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve (1 João 5:14) ." E mais ainda nos disse o Senhor Jesus, que antes de buscarmos o que nos agrada, buscássemos as coisas do Céu: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33)”. E mais, excelente exemplo de abnegação nos deu o próprio Senhor Jesus quando pediu que Deus fizesse a Sua vontade e não a de seu Filho que naquele momento era ver passar Dele o cálice da Morte: “ E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres (Mateus 26:38-39).” Sim, mesmo sendo Deus, ao moldar-se a Natureza humana, Jesus aceitou sua condição de Filho e não desejou que sua vontade fosse feita, mas que fosse respeitada a vontade Daquele que é Fiel e que sabe todas as coisas.
Nossas orações devem ser pautadas na orientação do Espírito Santo, pois nós não sabemos o que precisamos de fato, nossa visão é limitada pela nossa condição terrena, mas, uma vez guiados por Aquele que esta conosco para nos auxiliar em nossos pedidos, podemos alcançar o Céu através de nossa oração, mesmo que em lágrimas inexplicáveis: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos (Romanos 8:26-27)” . Sim, nossas orações em todo o tempo devem ser de acordo com o Coração de Deus.
Orar é algo que deve ser feito dia e noite, afinal é uma observância bíblica: “Orai sem cessar ( I Tessalonicenses 5-17) .” Não devemos interromper nossas orações, antes estarmos sempre em comunhão com o Senhor, em todos os nossos passos. Isto não quer dizer que devamos deixar nossas responsabilidades e seguirmos apenas orando, mas quer dizer que é possível se ter sim uma vida de observância a Oração, mesmo entre nossos afazeres.
Os heróis antes de nós venceram pois tiveram suas vidas entregues no altar da oração. Que possamos aprender com eles!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter