Translate / Traduza

domingo, 30 de setembro de 2012

Casamento - Sábias Palavras


Mulher Sábia
Elisabeth Lorena Alves
 
As palavras de um sábio geram vida e assim devem ser as que saem dos lábios de uma mulher portadora de sabedoria. Através das orações podemos adquirir sabedoria observando os caminhos que trilhamos durante a nossa vida, com as experiências que enfrentamos e que devem nos moldar. No entanto estas experiências só podem nos moldar quando nós as encaramos e percebemos a verdadeira importância que cada uma delas tem em nossas vidas. Olhamos a cada uma de frente e analisamos com cuidado e assim encontramos o conhecimento que devemos alcançar com estas.
Palavras de sabedoria, além de gerar vida, estimula a esperança, a confiança e a fé, além de gerar também, além de testemunho, exemplos a serem seguidos. Pensar nisto nos faz mais aptos para prosseguirmos em nossa descoberta.
Falar com sabedoria nos leva sempre a agir com verdade e agir de forma adequada quanto as situações da vida familiar e em sociedade. E viver e falar a verdade agrada ao Senhor: Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma (Salmo 51-6).
Ser sábia envolve também comportar-se de maneira a alcançar seus objetivos através da inteligência e não da insistente repetição de palavras ou atitudes. Afinal, só o tolo fala tudo o que pensa (Provérbios 29-11). Muitas vezes nem mesmo as mais doces palavras devem ser ditas, pois nem sempre é o momento de ouvi-las e mesmo o mais doce das bebidas pode complicar uma ferida aberta. Saber reconhecer o momento de falar ou calar (Eclesiastes 3) é também uma atitude de sabedoria.
Agir com sabedoria também nos ensina a falar apenas o que é certo e útil. Uma pessoa sábia não perde tempo com fofocas e conversas inúteis, afinal sabe que na multidão de palavras habita a ruína e que as conversas sem sentido ou importância não agradam ao Senhor. "Nas palavras do sábio há favor, mas ao tolo os seus lábios devoram" (Eclesiastes 10-12).
Para agirmos com sabedoria, podemos orar como o salmista e pedir a Deus que crie em nós um coração puro e um espírito reto (Salmos 51-10).
Orar pelo lar e pela Sociedade é também uma atitude de sabedoria, pois através da comunhão com Deus encontramos a resposta adequada para determinadas situações e podemos criar estratégias para solucionar ou contornar os problemas conforme se apresentam em nossas vidas.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter