Translate / Traduza

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Os Mandamentos

Os Mandamentos

Texto de: Jane Eyre Uchôa


Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade (I João 3-18).
Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista (I João 3- 21 e 22).



E Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Muito do que diz seus mandamentos também se aplica a alguns mandamentos ou comportamentos do homem. Quando falamos em amar a Deus sobre todas as coisas remetemos ao começo de tudo onde a misericórdia foi plantada no coração humano, bem antes de tudo acontecer os homens eram bárbaros bem na expressão da palavra e isso sucumbiu em parte com o advento do Cristianismo que trouxe para o homem a compaixão e o amor ao próximo.
Em sinal de respeito a tudo que se faz não podemos usar o seu santo nome em vão e nome de ninguém para afirmar isso ou aquilo. Isto acontece quando inventam-se histórias mirabolantes para afirmar as bondades de Deus, histórias inventadas pelo homem para chamar atenção de fiéis e que na verdade Deus não precisa de tais contos da carochinha, Deus tem seu brilho, seu glamour, não precisa de farofeiros para exaltar o seu poder.
Deus criou o céu e a terra e no sétimo dia descansou, aqui vemos que o lazer é bíblico e extremamente necessário, se Deus que é o dono de tudo descansou, imagine nós pobres mortais, o homem precisa ter seu descanso e este descanso é remunerado pelas empresas para melhor bem estar deste homem.
Honrar pai e mãe é com certeza o mais importante de todos. Mesmo por que a lei é bem severa em torno disso. Os pais são responsáveis pelos seus filhos, porém os filhos são responsáveis pelos pais posteriormente. O idoso possui direitos que demonstram claramente esta relação de honra e respeito.
Não matar diz por si só a que veio, porém uma ressalva é feita na lei dos homens: a legitima defesa. Porém quem mata por querer traz prejuízos para o resto da vida de quem não tem bom comportamento dentro da cadeia e não sai com a ficha limpa.

Não pecar contra a castidade traz um leque de coisas caracterizadas como crime, entre elas pedofilia, estupro e aliciamento de menores. É crime, dá cadeia, processo e um a série de infortúnios para quem o pratica, a lei do homem é severa neste ponto para poder proteger a integridade dos indefesos e menores.
Não furtar e não roubar principalmente caracterizam crime e podem resultar em alguns anos de cadeia com direito a registro, processo e tudo o mais.
Não levantar falso testemunho, este mandamento quando quebrado traz uma série de prejuízos tanto para quem mente quanto para quem é o alvo, A confissão e os depoimentos precisam ser fidedignos para que sejam válidos, logo mentir é um pecado avassalador, e o juramento é feito com a Bíblia.
Não desejar a mulher do próximo, assim como o marido da próxima também evita os pecados como “”Não matarás”” uma coisa pode levar a outra em dois tempos. Infidelidade não é mais crime, porém matar continua sendo.
Não cobiçar as coisas alheias cai como uma luva para quem não tem nada e morre de inveja (pecado) dos outros, a cobiça (desejo desmedido e pecado) traz consequências desastrosas.
Todos estes mandamentos se resumem em um só:
“”Ama teu próximo como a ti mesmo”” assim não roubarás, não matarás, não levantarás falso testemunho, não blasfemarás, não cobiçaras a mulher do próximo, não cobiçarás as coisas alheias e respeitarás pai e mãe, mas principalmente amarás a Deus sobre todas as coisas (Mateus 22- 37 a 39).


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter