Translate / Traduza

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Paulo e a Igreja de Coríntios

O Livro de 1 Coríntios
Elisabeth Lorena Alves
 
Paulo amava as Igrejas que ia formando através de suas viagens missionárias. Durante sua segunda viagem missionária ele esteve em Corinto, um das cidades da Grécia e ali permaneceu por algum tempo, ensinando sobre Jesus e dando testemunho de seu caráter e sua conversão. Ali fez amizade especial com Estefanas, Arcaico e com a família de Cloé, com quem mantinha contato mesmo depois de seguir sua viagem.
É interessante notar que em suas cartas Paulo sempre fala de suas orações pelos irmãos, do zelo pela Palavra, relembra sobre seu caráter enquanto cristão e apóstolo, além de lembrar sobre a volta do Senhor e a necessidade de manter não só a vigilância, mas buscar uma vida de santificação.
Nesta carta Paulo incentiva o não partidarismo e deixa claro que não podemos dividir o Corpo de Cristo, mas trabalharmos todos de forma que o Nome do senhor seja sempre louvado. Ali naquela cidade estava acontecendo o que acontece em nosso meio hoje, os crentes estavam dividindo-se apoiando aos famosos pregadores e deixando de seguir a Deus. Muitos estavam seguindo uma teoria baseada em ensinamentos humanos contrários a Palavra do Senhor e fundamentada em pensamentos divergentes do verdadeiro Evangelho, priorizando os diversos saberes.
Corinto era uma cidade cosmopolita, com pensamento variado e com todo o tipo de pessoa, era uma cidade rica e um dos grandes centros comerciais do mundo de então. Assim era um desafio pregar a Palavra do Senhor, pois esta sempre nos ensina limitar nossas próprias vontades para fazermos a do nosso Pai. Mas com a pregação do Evangelho, o povo percebia que esta era uma Palavra poderosa, pois podia mudar a vida de todos os que vinham até Cristo e resolviam seguir uma vida de comunhão. A Igreja fundada ali estava municiada de Palavra certa e clara e além do mais os irmãos tinha real compromisso com Deus e comunhão especial com o Espírito Santo, tanto que muitos ali possuíam muitos dons espirituais.
Quando o povo dividia-se, Paulo adverte-os a lembrarem-se que pertencem ao Senhor: Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (I Coríntio 1-30) e esta advertência servirá sempre a todos nós. Assim como crer em Deus e viver sua Justiça diverge do pensamento humano e não podem ser igualado, afinal são assuntos de fé e não de razão. E tudo isto nos servem pois a Mensagem da Cruz é simples e objetiva e não combina com lindas criações e fugas literárias! Quem dera os grandes pregadores pregassem uma Palavra simples que valorizasse Cristo e não os enaltecessem, aprendendo assim com este sábio apóstolo que devemos nos manter sempre simples e reservado, dando ao senhor toda honra e glória e nos mantendo em nossos lugares apenas como vasos.
O Livro de Primeiro Coríntios fala de diversos problemas e mostra diversas soluções, mas como não poderia deixar de ser, uma das grandes lições deixadas à nossa fé, através desta carta esta registrado no capítulo 15: Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, 2 pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão (1 e 2). E esta relacionado a nossa forma de receber a Palavra da mesma forma que veio até nós e de conservá-la, pois infelizmente em nosso meio hoje há os que manipulam a Palavra a seu próprio gosto e prega uma Mensagem “enlatada”. Que possamos estudar a Palavra para entender e saber reconhecer o que vem de Deus e o que vem de homens. E que em tudo seja sempre conhecido o nosso amor!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter