Translate / Traduza

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Relacionamento Patrão e Empregado


Relacionamento Patrão e Empregado 

Elisabeth Lorena Alves
COLOSSENSES 4
Quando lemos a Bíblia, entendemos que algumas mensagens são de fato importantes para as nossas relações, atingindo a todos os seus patamares. Quanto Paulo escreve aos colossenses, ele ensina diversas formas de vivermos de modo a agradar ao Senhor e, principalmente no que se refere as relações interpessoais. Nesta passagem, por exemplo, ele inicia falando aos patrões: Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e equidade, sabendo que também vós tendes um Senhor no céu (v. 1). E fala aqui sobre o trato honesto com os que trabalham para os chefes que defendem a fé em Jesus. Sendo justo com os seus empregados, agindo de forma correta e não tirando os direitos de ninguém, a pessoa se coloca no lugar deste e entende que é também servo do Senhor.
Quando respeitamos os direitos dos que estão sobre nossa responsabilidade, encontramos respeito também, pois este é uma conquista de duas mãos. Desde que eu respeite uma pessoa, sou também respeitada.
Se um patrão age com justiça com os empregados, paga-lhe de forma honesta, sem lesar seus direitos, conseguira o respeito destes e verá seu trabalho feito a contento.
Claro que os empregados, pela Palavra, também tem suas obrigações quanto aos seus senhores:
Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus (Colossenses 3:22). E, pelo contexto histórico, Paulo estava se dirigindo a escravos, que não tinham direito algum na vida. Quando usamos esta referência para nossos dias, vemos como estamos vivendo uma vida fácil, onde mesmo com tantos direitos, estamos procurando meios de destratarmos uma norma comum de deveres, pois estes são adquiridos juntos com os direitos adquiridos. 
Muitos empregados, mesmo cobertos de direitos, agem de forma errônea, criticam seus patrões, mesmo estes agindo de forma correta e muitos nem mesmo cumpre seus horários ou terminam suas tarefas.
Claro que se há algo de fato errado com o trabalho, devemos agir da forma correta, procurar os direitos e lutar para que sejam respeitados, mas se esta tudo certo, devemos respeito.
Ser luz nas trevas é justamente dar exemplos válidos para as pessoas que nos cercam e se esquecemos disto, a nossa fé é inútil, pois não alcançaremos outras pessoas para viverem uma vida de Santidade, afinal, falta em nós o elemento que os unirá a Deus: o Exemplo.
Para que este argumento seja válido, veja os versículos que se seguem: Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade (v- 5). Nosso modo de agir e falar faz com que as pessoas simpatizem com nossa fé e queiram entender as nossas atitudes e assim, alcançamos novos membros para esta causa santa. 
Isto se soubermos como preparar o caminho com doçura e respeito, falando com seriedade, mas envolvendo nisto carinho e amor: A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (v- 6).
Que em tudo mantemos a procura pela nossa consagração e jamais esqueçamos que Deus é Santo e que não compactua com a imundície: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vos também santos em todo o vosso procedimento.” (1 Pedro 1.15).

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter