Translate / Traduza

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Renunciar a si memso é imitar a Cristo

Renunciar a si mesmo é imitar a Cristo
Elisabeth Lorena Alves
ROMANOS 15
Cristo dá-nos o exemplo da abnegação
1 Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação.
3 Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.

Quando o apóstolo nos ensina que devemos suportar os que são mais fracos que nós, ele sabe exatamente o que quer dizer isto, afinal, suportar alguém é algo forte e demanda muita abnegação. Mas negar-se a si mesmo em função dos outros é uma escolha difícil, pois estamos acostumados a viver em função de nossas próprias vontades e abrir mão disto é muito difícil.
Muitas pessoas acreditam que agradar os outros é fácil, mas quando sai da teoria a prática, descobrem que demanda muito mais que dedicar alguns minutos a uma causa e depois seguir sua vida. Afinal, agradar uma pessoa demanda tempo e abnegação e negar-se a si mesmo é algo tremendo. Mas o que é abnegação? Pelo dicionário, abnegação é Renúncia da própria vontade;
desapego do interesse próprio; generosidade com sacrifício; altruísmo, isenção. A
palavra abnegação tem sua origem no latim ABNEGATIO, “ato de recusar ou negar”, formada por AB-, “para fora”, mais NEGATIO, de NEGARE, “recusar, dizer não”, relacionada com NEC, “não”.
Está no significado a maior das dificuldades em amar e viver por alguém, pois renunciar a si é uma decisão difícil e definitiva. Uma vez que você decidiu viver em função de alguém, voltar atrás muda muita coisa e trás desilusão a ambas as partes, pois ao descobrir que somos mais egoístas do que pensávamos, ficamos decepcionados conosco mesmo e viver com isto nem sempre é fácil.
Por isto mesmo o apóstolo Paulo ao escrever aos Romanos lembrou-lhes que este era um exemplo a ser seguido observando o Senhor, pois Jesus viveu uma vida abnegada em função dos outros: Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam (v 3). Suportar as fraquezas do próximo é uma atitude difícil, pois é natural do ser humano valorizar seus próprios acertos e desvalorizar mais ainda os pontos fracos do outro. Na verdade esta é uma fuga para que nos sintamos bem, pois acaba sendo uma desculpa, existe alguém mais vulnerável que nós. Só que não é uma atitude sábia e muito menos cristã.
Se queremos agradar ao Senhor e não a nós mesmo, devemos agradar o próximo e lembrando-nos que faz parte de nossa edificação (v 2).
Que possamos viver uma vida de modo a agradar a Deus em todas as nossas atitudes, que nossas escolhas sejam neste sentido.
Sabe, tem muito casamento afundando pois os cônjuges não sabem agir de forma a agradar o outro. Vivem de forma a agradar a si somente, exigindo para si atenção e valorização, mas negando isto ao outro.
Existem pais que negam aos filhos um amor abnegado, vivendo de forma egoísta e dizendo que este é o melhor modo de viver, mas estão destruindo o relacionamento familiar com suas atitudes egoístas.
Em todas as ocasiões que nos for exigido viver por alguém, que possamos nos lembrar do exemplo de Jesus e assim, decidirmos fazer o mesmo. Sejamos imitadores de Cristo (I Coríntios 11-1).

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter