Translate / Traduza

domingo, 18 de novembro de 2012

Não Ore por sua Família

Não ore por sua Família
Elisabeth Lorena Alves
Introdução
Bela a oração do salmista: "As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!" (Salmo 19:14)!
É nosso dever cristão orar, mas podemos aconselhar alguém a não orar?
Acredito que sim.
Devemos orar por nossas famílias, pedindo a Deus sabedoria, mansidão, paciência e, como conhecemos nossas verdadeiras necessidades, buscar pelo que de fato falta em nosso lar. Muitas das falhas estão em nós e devemos sempre nos lembrar disto, pois quando estamos conscientes de nossas falhas atentamos para a necessidade de mudar nossas atitudes, com o intuito de acertar.

Existe oração que Deus não ouve?

Se eu tivesse guardado iniquidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido (Salmos 66:18).
Deus não compactua com nossas iniquidades. Muitos não sabem o que é Iniquidade, mas esta é a capacidade de fazer o que é maligno, muitas vezes de forma imperceptível às demais pessoas. Em diversos lares existem pessoas com esta capacidade.
Devemos sim orar ao Senhor para que nos dê o que nos falta, mas antes devemos nos lembrar que suprir nossas fraquezas não é uma obrigação divina, é uma escolha pessoal.
Não adianta orar a Deus para que nossa vida mude, se não aceitamos que a mudança deve começar em nós.
Muitas orações jamais serão respondidas simplesmente por nossa culpa, pois não aceitamos que nosso maior problema é o orgulho. Como Deus pode agir onde você deve mudar? Ou você abre espaço para Deus agir, ou deixa de orar pelo que não pode ser mudado.
Com certeza você já viu uma pessoa que insiste em dizer que nasceu assim e assim vai morrer, que nada o muda. De fato nada mudará esta pessoa simplesmente por sua obra e graça: ela não quer.
Quando vamos orar por nossa família, devemos levar em consideração que os maiores problemas nos relacionamentos familiares esta relacionado as palavras. A palavra mata os relacionamentos, pois ela age como um veneno que mata aos poucos.

Não ore!

As palavras podem ser destrutivas – assim como certas críticas. Ore a Deus para que suas palavra sejam úteis para a manutenção de seu lar. Nada de palavras destrutivas. Suas palavras sejam edificantes, que gerem vida para as pessoas ao seu redor.
Ore e procure falar o que é verdadeiro, que suas palavras sejam respeitáveis, puras, justas, amáveis, e virtuosas. Que suas palavras sejam reflexos do amor que há em ti.
Lembre-se que haverá cobranças sobre suas atitudes. Se orar pedindo a Deus que te ajude, o Espírito Santo irá cobrar de ti que haja de forma diferente da habitual. Assim, se vai orar e não quer mudar, não ore.
Se quer falar o que pensa, não ore.
Quando você não sabe a hora de parar, acaba tendo problemas, e, por ter orado é capaz de ainda culpar a Deus e os céus por seus erros. Afinal, quem fala demais tem por hábito culpar os outros pelas consequências de suas palavras. Aprenda a ficar calado quando necessário, ou não ore!
Se quer falar palavras destrutivas, que acabarão por corroer o relacionamento familiar, não ore.
Só ore se a sua motivação for a de falar palavras que edifiquem seu lar.
Se mesmo orando, você pretende agir tolamente, abandonando a sabedoria, pisando na bondade e agindo levianamente, não ore.
Se pretende ainda continuar sendo insensível, não ore.
Se pretende gerir sua família sem os padrões de Deus, não ore.

Conclusão
Para orarmos, devemos entender que temos regras a seguir: Vigiar e Perseverar. Sem isto nossa oração é falha: com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos (Efésios 6:1).
Você pode se perguntar o que motivou minha meditação quanto a orar pela família ou não orar e talvez jamais entenda a razão desta mensagem. Mas digo que muitos lares estão hoje com problemas, mesmo com as esposas vivendo na igreja 24 horas por dia, ou o pai, que vive em função da Igreja, alegando que está buscando o Reino de Deus e que o Senhor acrescentará o resto. E por qual motivo suas famílias tem problemas inimagináveis? Por causa de algo simples, mas difícil de quebrar: o Orgulho.
O Orgulho tem atrapalhado em demasia a construção e manutenção dos lares, mesmo entre os que se dizem cristãos. Muitos oram para que suas vidas sejam mudadas, mas não aceitam dar o primeiro passo.
Não digo que uma mãe não deva orar e até se reunir com outros irmãos para orarem juntos pela família, pela Igreja, pela Sociedade. Eu mesma tenho o hábito, desde a infância de participar dos Departamentos Femininos e amo orar com as irmãs, mas existem ainda outras prioridades e entre elas está no administrar bem o lar, para que a Igreja e a Sociedade mude.
A Sociedade só muda, se houver maior empenho em cuidar, educar e acarinhar a família, afinal esta é a base de toda a Sociedade.
Se aceita mudar de atitude, ore. Ore por você, peça ao Senhor que te ajude nesta mudança. Quando você mudar, sua família mudará, pois verá em você um exemplo a seguir.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter