Translate / Traduza

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Perfil de quem exorta

A pessoa que exorta deve ser generosa, saber portar-se com amor  ao esclarecer a outra que suas atitudes podem levá-la a perdição. Uma vez que são ditas as palavras certas e na medida certa, a outra pessoa para e reflete em suas atitudes e assim, voltá-se ao caminho certo.
Pastor Sérgio Carlos da Silveira
(Em Mensagem Ainda é tempo Aceitável)


“O que exorta faça-o com dedicação…” (Romanos 12.8)
Sempre que percebo pessoas que dizem gostar de aconselhar, presto atenção em sua postura. Sua comunhão com Deus e sua postura falam muito sobre ela. Mas quando digo sua comunhão com Deus, vou além do superficial, daquilo que encucamos como atividade padrão de quem tem compromisso com o Senhor. Analisar uma portura cristã não é o mesmo que tentar descobrir a quantas anda a situação do irmào com Deus, é na verdade observar quais são os frutos esta árvore.
Uma pessoa que tem
intimidade com o Senhor é amorosa com todas as pessoas que a cercam e entende as fraquezas do próximo, muitas vezes até contornando as situações difíceis e protegendo os mais fracos com sua postura cristã, mesmo que jamais concorde com os erros dos outros.
Diferente do que se acredita, exortar não é tirar uma pessoa de nosso convívio por ela estasr errada, antes é trazê-la ao nosso encontro para que perceba que cometeu erros e que com o nosso apoio e nosso amor, ela pode mudar de atitude.
 A pessoa que tem o dom de exortar tedm características especias, sendo que uma delas sem dúvida é a capacidade de fortalecer a alma do outro com palavras de sabedoria e não trazendo a este consstrangimento (Atos 14-22).
Muitos não percebem, mas exortar está além de nossa simples definição. Veja o que diz a Palavra de Deus:  
 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram (Romanos 12-15). Esta é uma observação valiosa  sobre a verdadeira função de quem se dispõe a exortar alguém; dividir os sentimentos que nào lhe pertencem com os que o procuram.

O que exorta sabe como discipular de forma  satisfatória o que esta com dificulade em continuar seguindo a Cristo (1 Tessalonicenses 4.1), afinal esta tarefa envolve conversar não só com os que desejam ajuda, mas com os que precisam dela e estes geralmente são insubmissos:   “ Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.”  (1 Tessalonicenses 5.14,15:).
A exortação não é um modo de tirar a paz do próximo com regras insuportáveis. É sim o reencaminhar os fracos e desanimados ao Caminho de Cristo. 
Na verdade perdeu-se o verdadeiro sentido da palavra exortar. A palavra grega utilizada para ela é Parakalesei, que significa “ter a habilidade de animar, motivar, confortar, encorajar” etc, assim sendo se umapessoa não sabe agir desta forma, não esta pronta parainteragir com outras neste aspecto e deve, caso deseje, buscar de Deus este dom e transformar em diamante pequeno problemas.
Concentre-se a ter mais atitude de cristão,  

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter