Translate / Traduza

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Igreja de Resultados - Sabedoria




 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia (Tiago 3:17).


Quer sabedoria, peça a Deus que dá e não lança em rosto (Tiago 1-5).

Como deve ser a sabedoria que buscamos de Deus? Muitas vezes vemos pessoas consideradas sábias no meio cristão e não percebemos nelas características que provam que este saber, este conhecimento veio de Deus. Afinal, o conhecimento que vem de Deus tem qualidades específicas que o definem e que o provam.
Sem mistura - Muitos pregadores e até membros que pregam a Palavra hoje usam de todos os meios para tornar agradável ao entendimento a Palavra do Senhor. Muitos mensageiros usam técnicas da Neurolinguítica e da Psicologia para prender a atenção do público que os assistem - seja nos palcos, no altar ou na Televisão - deixando d elado a unção do Espírito Santo. Esquecem-se que quem convence o homem de sua condição de pecado não é a diáletica e sim o Espírito Santo. Não adianta usar técnicas e palavras bonitas se não estiver respaldado na Bíblia e ungido pelo Espírito Santo, que nos acompanha quando temos humildade de entender que sem Ele não podemos agir de forma correta.
Sem o Espírito Santo temos cultos cheios de retórica e sem resultados para a vida. As pessoas ficam cheias de um conteúdo linguístico, mas vazios do que os fariam fortes para continuarem na Caminhada cristã. Resultado - Igreja inchada.


Pacífico - O conhecimento que vem de Deus nos atinge de forma pacífica. E é transmitido assim para as demais pessoas. Diferente da repreensão, que pode doer, como no caso das palavras duras do profeta João Batista, que tinha uma Palavra dura, mas que trazia pessoas para o Senhor e cujo os resultados eram definitivos. Resultado - Igrejas Qualitativas.
Moderação - O conhecimento que vem do Senhor gera mestres e conselheiros moderados, que sabem como tratar as demais pessoas. Agir com moderação transforma vidas, diferente do agir de forma grosseira e antipática. o que gera pessoas feridas. Resultado - Igreja Curada.
Educado - O conhecimento que vem do Senhor gera conselheiros educados, com um apostura Misericordiosa e  este perfil gera pessoas saudáveis, prontas para desempenhar um ministério pleno, de companheirismo, sabedoria, vida edificada e sem precalços e dificuldades desnecessárias. Cria pessoas prontas a Evangelizar e a redistribuir os valores praticados durante o aprendizado. Resultado - Igreja Missionária.
Bons frutos - A Sabedoria que vem do Senhor gera bons frutos. frustos estes que se perpertuam para a Vida Eterna através dos resultados adquiridos pelo exercício do conhecimento. Resultado - Igreja Forte.
Sem parcialidade - O conhecimento que vem do Senhor, gera conteúdo útil para toda a Igreja e não só para alguns. Também, não  se dirige a estes ou aqueles de forma a ser bom para um e desagradável para outro. Na verdade o Senhor nos ensina a agir de forma igualitária entre os irmãos e não agir de forma a agradar apenas alguns. Quando um líder agrada apenas alguns esta fazendo algo terríve para o crescimento espiritual da Igreja, pois esta criando um povo amedrontado, com problemas emocionais, uma igreja com problemas de baixa estima e isto se reflete nos resultados. Uns se tornarão fortes por serem sempre os preferidos e os outros sentirão que nada  são. Mas Jesus veio para todos e não podemos desprezar aquele que o nosso Senhor amou. Resultado - Igreja Temperada.
Sem hipocrisia - O conhecimento que vem do alto nos transforma em pessoas limpas de costumes malígnos. A hipocrisia é sempre nociva, pois leva as pessoas a combaterem o que elas mesmo gostariam de fazer. O Senhor nos ensinou a sermos verdadeiros e não como os fariseus que gostavam de apontar os outros, mesmo em faltas que eles mesmo praticavam. Muitas vezes as pessoas estão ensinando algo que elas mesmo não poderiam praticar e insistem em cobrar uma atitude diferente dos outros (Marcos 7:6). Uma Palavra sem hipocrisia gera pessoas conscientes de suas limitações. Resultado - Igreja Consciente.
Quando buscamos em Deus conhecimento, devemos saber que o que o Senhor nos dá gera vida em nós e nas pessoas que nos cercam, Se não tem resultados permanentes devemos buscar esclarecimento de nosso Mestre, que nos instrúi de forma a nos tornarmos perfeitos para a Boa Obra.
Que possamos pensar sempre que o Senhor dirige a vida daqueles que O buscam e aceitam viver de acordo com suas regras. E mais, reconhecer que estas regras nos ajudarão a sermos sempre pessoas melhores e simples no convívio com nossos irmãos. Se algo nos separa de nossopróximo, este não vem de Deus, pois o Senhor nos ensinou a amar aqueles que nos rodeiam, sejam eles nossos amigos ou não.
Reflitam! 

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter