Translate / Traduza

domingo, 16 de dezembro de 2012

Jesus - um homem sensível ao próximo - [Pastor Sérgio Carlos da Silveira]




Jesus – um homem sensível ao próximo
Pastor Sérgio Carlos da Silveira
A passagem sobre a ressurreição de Lázaro nos mostra diversas lições sobre o perfil de Maria e Marta e nós nos fixamos nestas características, mas existe algo mais profundo escrito ali, levantando-se diante de nossos olhos, mas muitas vezes nos esquecemos. E esta lição esta relacionada a nosso querido e amado Jesus Cristo. Quando Maria vem ter com ele, logo depois que Marta a avisara de que o mestre a chamara, ao perceber o sofrimento desta sua fiel amiga e servidora, Jesus chorou.
Muitos descrevem estas lágrimas do Senhor Jesus e falam sobre ela, mas o que poucos percebem é que ao chorar o Senhor não estava preocupado com a fé ou falta dela, daquelas duas irmãs em luto, ele se solidarizou ao sofrimento delas. Jesus chorou. O versículo, na versão em português da Bíblia só diz isto. São duas frases, o nome de Jesus e o verbo chorar flexionado na terceira pessoa: Jesus chorou. Só que este versículo tão pequeno encerra algo maravilhoso para nosso aprendizado: Jesus não tinha vergonha de seus sentimentos, expunha sua dor através das lágrimas como faz qualquer outro mortal.
Quando Jesus chorou ali, frente a situação que para a maioria dos assistentes era impossível de ser desfeita, Ele nos mostra a necessidade de não só dar o ombro para alguém chorar, mas chorarmos com o próximo, mesmo que nós possamos resolver a situação. Jesus planejara este milagre, mas ao chegar ali ele viu o sofrimento de todos os presentes. Não era só Marta e Maria que sofriam a dor da separação, os amigos e vizinhos ali presentes também sofriam pois perderam um amigo querido. Agora todos ali vendo Jesus chorar percebiam que Ela amava Lázaro e sentia a dor de sua família e amigos.
A Bíblia não fala sobre a situação civil destes irmãos, mesmo que eles apareçam várias vezes no Ministério de nosso Senhor. Sabemos que Marta era a dona da casa, mas não sabemos se por ser casada ou por ser mais velha ou porque outro motivo ela fosse sempre a anfitriã de nosso Senhor. Certo é que ela sempre estava a frente de tudo, mas desta vez ela perdera seu irmão e agora o luto abalava as estruturas desta forte mulher. Maria, sempre silenciosa, agora chora sentida a morte de seu irmão e o clima entre todos era de tristeza. Quando Jesus falou com Maria, que viu sua dor, chorou e isto mostra a sensibilidade de nosso Senhor.
Em nossos dias...
Infelizmente temos visto muitos que se dizem cristãos, mas se negam a chorar com os outros. Muitos afirmam que não choraram nem mesmo no velório de seus pais, mas eles não aprenderam a ser secos com Jesus. Jesus era um homem sensível aos sentimentos e necessidades humanas.
O verdadeira seguidor de Jesus tem o coração compadecido com os problemas de outras pessoas, chora e compartilha dos sentimentos pois reconhece a necessidade de amor do próximo. Quando vemos pessoas que se negam a amar o próximo e partilhar os sentimentos, sabemos que de fato não tem compromisso com Deus, afinal a verdadeira marca do cristão é o amor ao próximo.
Que saibamos seguir o exemplo de Jesus. Que possamos abrir nosso coração a todas as necessidades do próximo.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter