Translate / Traduza

domingo, 13 de janeiro de 2013

Nascidos de Novo [Pr. Sérgio Carlos da Silveira]




Nascer de novo
Baseado em Palavra do Pastor Sérgio Carlos da Silveira
Já pensou no que de fato significa nascer de novo?
Significa deixarmos nascer em nós a pessoa que o Senhor deseja, alguém compromissado com a Vontade de Deus, que aceite viver e fazer aquilo que Ele deseja para nós. Que não se envergonhe de tornar público o seu desejo de servir ao Senhor e segui-lo em comunhão.
Quando nascemos de novo o que nos incomodava antes perde a importância, o Espírito Santo passa a guiar nossas vidas e nós iniciamos um processo de mudança que pode levar algum tempo, mas aos poucos nos fará diferença. As pessoas não nos reconhecerão, não por evitarmos elas, mas por sermos diferentes dos demais, termos preocupação novas e sonhos novos, todos relacionado com nossa fé, com o amor ao próximo.
Ao crermos no Senhor e assumirmos nosso compromisso com o Senhor, começamos nossa mudança espiritual, nossas vidas vão sendo remodeladas , através de nossa Fé, e acabamos nos tornando defensores da Verdade, como verdadeiros Filhos de Deus. Assumimos a nossa real Identidade, pois em nosso proceder há amostras que provam que temos uma nova informação genética, que prova que somos filhos de Deus, por possuirmos agora este novo DNA.
Com o novo nascimento, vem novas responsabilidades, somos agora embaixadores de um Reino de Justiça, Bondade e Amor e nosso dever é agirmos de forma que estes valores estejam claros em nossas vidas e atitudes.

Jesus quando esteve aqui agiu sempre de forma Justa e Amorosa. Salvou Zaqueu por amor aquela alma, mas por justiça, afinal o Senhor conhecia o coração daquele homem e sabia quais as suas verdadeiras necessidades, conhecia suas fraquezas e sabia que ele era injustiçado, pois vivia debaixo da ira do povo, que o julgava igual aos demais cobradores de impostos. Jesus agiu com amor quando salvou o gadareno, pois este vivia ausente de seu convívio familiar, distante de seus amados e sua necessidade de maior era maior que de muitos, mas ele precisava de ser alcançado em meio aos seus temores e entre a possessão que vivia. Jesus agiu com Justiça quando salvou a mulher adúltera – que não era Maria Madalena – de ser apedrejada. Ao fazer aqueles homens perceberem seus próprios pecados, Ele exerceu a Justiça plena. Quando Jesus quebrou as bancas dos vendedores do Templo, agiu por Bondade; Ele estava pensando nas pessoas humildes que precisavam de adquirir os animais para serem usados nos sacrifício de perdão, mas tinham que comprar ali no pátio da sinagoga apreços altíssimos, com a desculpa da praticidade. Ele quebrou as bancas por amor e bondade e, quem sabe, por Justiça Social.
Só que nascer de novo não pode nos tornar duros e menos humanos, como alguns acreditam.
Quando Jesus chorou ao ver Maria sofrendo a morte de seu querido irmão Lázaro, Ele estava mostrando a todos os presentes a sua face humana, ali Ele mostrou-se aos demais como o amigo que sente a dor da perca de um ente querido e nada tem a fazer que apenas chorar. A situação era para que se mostrasse o milagre de Deus, do que o Senhor era capaz entre aqueles que de fato tem fé, mas antes de tudo, Jesus foi humano. E este é um exemplo que devemos levar para nossa vida, tanto secular, como espiritual.
Nascer de novo é tornar alguém pronto a entender as necessidade do próximo, tanto de amor, justiça quanto de salvação. Mas também nos torna sensíveis a entender que a salvação se dá pelo exemplo, que devemos testemunhas de Jesus através de nossos atos. No Evangelho vence as atitudes mais que as palavras. Devemos sim assumirmos nosso papel como cristãos, mas isto significa muito mais do que irmos à Igreja, participarmos dos cultos, observarmos a Palavra. Significa exercer a Justiça, a Bondade e o Amor. Sem isto não somos de fato cristão. Afinal cristão não é ser apenas seguidor de Cristo, é ter o mesmo proceder, como incentivou o apóstolo Paulo que fôssemos imitadores de Cristo.
Seguidor todos podem ser, mas com o tempo pode deixar de ser, mas quando nos tornamos filhos de Deus e agimos como Jesus age ou agiria em nossa situação, aí somos cristãos de fato e não apenas de Palavra. Verdadeiros filhos nascidos de Deus.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter