Translate / Traduza

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nem ouro, nem prata [Pr. Sérgio Carlos da Silveira]

Sem ouro ou prata, mas ricos


Ato 3 - 6
 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.
A História todos já conhecem. Pedro e João subiam ao Templo para orar por volta das 3 horas da tarde. Iam conversando, contando as bençãos, partilhando das vitórias, quando foram interrmpidos por uma figura conhecida de todos os frequentadores do Templo: O coxo de nascença.
Aquele homem fez o pedido que lhe era comum desde seus primeiros dias ali: ''Uma esmola, por favor''.
Ele pedia tão pouco, apenas o resto das moedas dos passantes e era isto que ganhava quase sempre. Mas voltava a mendigar, pois era este seu meio de vida.
Uma coisa é garantida, o coração daquele coxo era infeliz ali. Ele não optara por viver esta forma amrga de vida - como alguns fazem hoje, criando para si enfermidades para ''manguear''  esmola, sendo que pode trabalhar.
Para aquele homem a esmola era a única opção. Ele era colocado ali para mendigar e o fazia sempre, sofrendo todas as mudanças do tempo, queimando sua pele ao sol, sofrendo sua dor calado e tendo que forçar um sorriso para garantir ao menos o suficiente para o pão.
Ao dirigir-se aqueles dois homens que subiam ao tempo, ele poderia ter várias respostas, negativas, xingamnetos ou afirmativas e um esmola, mas ele recebeu algo inesperado.
Quando se dirigiu aos homens pedindo uma esmola, um deles disse-lhe:  Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. Aquela resposta absurda e inesperada, aqueceu de tal forma o coração do coxo, que ele acreditou nela e tomou a mão que lhe fora oferecida.
Colocou-se de pé, sentiu suas articulações responder ao impulso e seus ossos firmarem e então ele andou.
Imagine a alegria daquele homem!
Fora coxo por tantos anos, nascera nesta condição, mas agora estava de pé, andando. E ele acompanhou os dois homens. Saltava de alegria, sem saber como expressar sua emoção. Estava curado!
Eles não eram homens ricos, disseram não possuir nenhuma posse, mas o que lhe deram o enriqueceu de tal forma que jamais ele precisaria sentar de novo a esmolar.
As pessoas admiravam-se de ver o coxo a saltar e muitas delas agradeciam também a Deus pelo milagre ocorrido.
Que alegria!
Temos esta mesma riqueza e ela se chama Fé.
 Acreditamos que Deus pode fazer algo novo acontecer na nossa vida, mas como o coxo devemos estar no lugar certo.
Muitas vezes  o próprio Jesus fizera este mesmo caminho, mas o coxo não se dirigiu a Eel, outras vezes os discípulos também fizeram este trajeto, mas o coxo também não lhes falara, só que aquele era o dia da benção daquele homem e ele mesmo sem saber, dirigiu-se aos discípulos e foi alcançado pela Graça, sendo então curado.
Que riqueza maravilhosa de Pedro e João. Eles transmitiram àquele homem a força da  Fé e ele foi surpreendido pela cura.
Existem entre nós muitos coxos e paralíticos que não foram curados pelo poder da Fé e jamais serão se não tivermos coragem de estender as mãos a eles.
Não se trata das deficiências físicas, hoje tão bem reabilitadas pela Medicina e Fisioterapia, trata-se das deficências do corpo espiritual.
Este é o tempo de erguermos nossas mãos e dirigirmo-nos a estas pessoas doentes, à beira do caminho, mostrando-lhes que há motivos para crerem e mudarem de foco. Afirmar a elas com convicção que elas precisam levantarem-se do chão e esquecer o que as maltratou e as deixou enfermas e de posse da fé, mudar suas vidas e acreditarem que Deus tem mais, muito mais para elas.
Que possamos ser como Pedro e João, estarmos indo para o Templo, mas nos preocuparmos também com as vidas dos outros seres que nos cercam, afinal, Jesus prefere ser amado no próximo.
Sim, a atitude do apóstolo Pedro foi de amor pelo próximo. Quando ele estendeu a mão  para aquele homem, eole estava mostrando que se importava e que não aceitava passar sem agir, mas preferia que sua ação fosse definitiva. Uma esmola satisfaria o homem, mas não resolveria seu problema, já a cura o livraria de seu problema em definitivo.
Quando tiver oportunidade de ajudar alguém, escolha resolver o problema em definitivo, quando depender de você.
Evite dar remédios paliativos, mostre ao próximo que sua atitude é para que ele seja curado em definitivo.
A solução é sempre amar e agir.




Ed Silva e Otânia Nem Ouro e nem Prata

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter