Translate / Traduza

sábado, 26 de janeiro de 2013

Atos 12 – Rode e sua fé [Irmã Beth]





Atos 12 – Rode e sua fé
[Elisabeth Lorena Alves}
Em resposta a oração dos discípulos e dos demais irmãos que oravam a Deus pedindo que Pedro fosse solto, um milagre aconteceu e Pedro conseguiu sair da prisão
Os irmãos, ainda temerosos, pois sabiam que Tiago, irmão de João, estava morto, temiam que o mesmo acontecesse a Pedro. E era certo que este também fosse o fim de Pedro quando aquela noite terminasse.
Apesar de terem certeza do fim que aguardava o apóstolo, seus irmãos estavam orando ao Senhor e pedindo que acontecesse um milagre.
Herodes estava muito revoltado e em seus arroubos de grandeza, agora pretendia exterminar os cristãos (v.1) e esta atitude o agradava pois ele sabia que os judeus tradicionais ficavam felizes com a perseguição e morte dos seguidores de Jesus Cristo.
Sabemos pela narrativa bíblica que Herodes era um rei cheio de si, orgulhoso, se achava o melhor dos homens e se julgava um deus. Sua intenção agora, com esta perseguição aos cristãos era conseguir para si maior respeito da população da Judeia, mas aconteceu algo que atrapalhou seus planos: Uma ação milagrosa de nosso Deus.
 Um anjo, na noite em que antecedia ao dia em que Pedro seria apresentado ao povo, entrou na prisão e retirou dali o apóstolo. Este alegre, reconhecendo o milagre que recebera, resolveu seguir sua caminhada, mas antes passou na casa da mãe de João Marcos, para sossegar-lhes, já que sabia que eles estavam reunidos em oração para que o Senhor agisse na sua vida.
Reconhecendo o milagre e louvando por ele, Pedro chegou a casa onde os irmãos estavam reunidos. Ali, na cada da família de João Marcos servia uma jovem chamada Rode, que ao ouvir chamarem na porta, foi verificar quem chegara e qual não foi sua surpresa ao reconhecer a voz do apóstolo.
Rode ficou tão encantada com o que ouviu e satisfeita ao perceber que as orações do povo ali reunido fora ouvida que perdeu a noção de suas responsabilidades como serva da casa. Feliz com o acontecimento, seguiu correndo dar notícias de Pedro, esquecendo-se de abrir a porta!
A Bíblia diz que eles até acreditaram até que fosse seu anjo. Sim, pensaram que Pedro estava morto! Mas Rode insistia que era Pedro de fato e eles foram verificar e perceberam que Deus atendera as suas orações.
Sempre penso em Rode como uma jovem de fé!
Ela alegrou-se com a vitória de todos e foi contar as boas novas aos demais. Ela não se atemorizou ao perceber que o povo não acreditava, pelo contrário, insistiu dizendo que Pedro vivia.
Esta deve ser nossa atitude. Mesmo que nossas orações pareçam impossíveis de serem atendidas, se oramos ao Senhor devemos manter a nossa fé em ação, mesmo que todos tentem nos amedrontar e colocarem em nós as incertezas da falta da fé.
Rode acreditou e foi recompensada junto com os demais, que viram o apóstolo vivo e puderam louvar a Deus pela vitória recebida.
Que possamos ser como ela, sempre vigilantes e mantendo nossa fé viva, mesmo que todos os outros não acreditem, como nós.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter