Translate / Traduza

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fique de pé [Irmã Beth]



Levanta-te para que eu fale contigo
Deus não fala com gente caída.
Muitas vezes vemos as pessoas caídas e passamos por elas, deixando-as no chão, tal como fizeram o sacerdote e o levita mencionados na Parábola do bom samaritano. Não temos coragem de olhar as pessoas nos olhos, perdemos a capacidade de reconhecermos os sentimentos alheios, mesmo que eles sejam iguais aos nossos, mesmo que estes estejam tão tristes e envergonhados como estivemos em um dia qualquer de nossas vidas.
A insensibilidade é um defeito tão forte em nós e ainda acreditamos que somos generosos, que estamos doando muito de nós quando estendemos a mão e jogamos uma moeda miúda na mão de um pedinte, enquanto nossa memória nos lembra que podemos estar sendo enganados por ele, mesmo que não o conheçamos.
Refletir nas outras pessoas os nossos defeitos é sempre uma necessidade humana para se justificar de seus próprios erros. Mas como devemos de fato agir? Como Jesus agiria em nosso lugar?
Jesus estenderia a mão ao necessitado, dar-lhe-ia o pão para supri sua necessidade imediata, mas sararia sua alma da condição de miséria, da carência psicológica, afinal era isto que fazia com as pessoas que encontrava em seu caminho. A cada uma delas ensinou algo. A mulher do fluxo de sangue e ao gadareno deu-lhes uma nova atitude, mudou-lhes as roupas psíquicas ao dar valor, ao conversar com eles, àquela mãe aflita, que muitos nem gostam de falar sobre ela, pois a chamou de cãozinho, deu-lhe a oportunidade de aprender alutar por seus interesses. Quantas pessoas você e eu não conhecem que sendo confrontadas com as palavras inicias que Jesus dirigiu a ela, desistiriam de buscar a cura de sua filha? Eu seria uma delas, eu mesma desistiria de falar com alguém tão arrogante. Não é isto que a maioria das pessoas pensam sobre este episódio? Mas Jesus agiu assim para ensinar aquela mulher e as outras pessoas presentes, que quando desejamos algo, não podemos colocar nossa timidez como obstáculo, devemos sim é erguer a nossa voz e exigir ao menos sermos ouvidos, mesmo que a outra pessoa não queira nos ajudar.
Jesus não aceitava que as pessoas permanecessem prostradas, Ele desejava que cada uma delas se erguessem e continuassem feliz.
Onde será que ele viu alguém agir assim?
O profeta Ezequiel vivia como escravo (1.1), seu estado de espírito talvez não fosse dos melhores. Mas era um dos poucos seres que ainda tinham alguma fé em Deus.
Quando o Senhor resolveu usar aquele homem, cercou-lhe de palavras de animo para que ele deixasse de viver de forma melancólica e se tornasse um profeta valoroso. E quias eram as palavras que o Senhor usava quando queria falar com Ezequiel? Põe-te em pé para que Eu fale contigo. E estas palavras mudaram o animo de Ezequiel, afinal vieram acompanhadas de mais palavras de animo, ao afirmar que o chamava para ser mensageiro entre os duros de coração, quer eles ouvissem ou deixassem de ouvir (capítulo 2), foi alimentado pela Palavra (3.1) e isto tudo mudou o foco de Ezequiel, deu-lhe for,as para falar e fazer o que fosse necessário para que a Profecia fosse entregue aquele povo, mesmo eles sendo rebeldes.
Ezequiel se tornou tão forte frente ao animo dado pelo Senhor, que soube que sua esposa morreria antes de acontecer (24-16) e soube ainda que não deveria chorar por ela (v.18) e assim fez, diz ele na passagem que fala da morte dela. E foi mais além, usou a morte de sua esposa para falar sobre os problemas de jerusalém.
Ezequiel se tornou um profeta determinado porque o Senhor soube tratar dele aos poucos. Ele cresceu ao longo de seus dias como profeta, enfrentou as aflições da escravidão, a escassez comum a quem vive cativo e tudo o mais, torando-se um guerreiro da fé, pois o Senhor o animou.
O que aprendemos com tudo isto?
Que antes de Deus nos usar, Ele nos levanta do chão, nos faz tomar decisões específicas sobre nós mesmos, olharmos para nós com maior respeito. Tudo isto Deus fez com Ezequiel antes de ele se tornar o profeta que mostrou a Israel aonde estavam seus erros e que se continuassem neles, sofreriam as consequências.
Ezequiel soube ainda de mais. O Senhor disse-lhe que por um determinado tempo Ezequiel não profetizaria e ele não entrou em depressão, não se sentiu abandonado pelo Senhor, simplesmente acatou as palavras de Deus e esperou.
Na verdade poucas pessoas sabem agir quando deixam de ser útil na Obra. Muitas sentem-se deprimidas como se não tivessem mais nada para fazer.
Só que o verdadeiro servo de Deus reconhece que esta sua condição é imutável, como servo deverá sempre estar pronto para servir, mas o serviço que ele dever';a fazer quem determinar o tempo, o lugar e a hora é o dono da Obra.
Estas são as lições desta Mensagem:
  • Reconhecermos que devemos levantar as pessoas,
  • Lembramos que Jesus dava oportunidade para as pessoas serem saradas na alma,
  • Lembrar que para o serviço na Obra devemos estar bem conosco também,
  • Respeitar o tempo de nosso ministério, e,
  • Estar apto para todo o trabalho, reconhecendo quem é o dono da Obra e que nós somos sempre servos.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter