Translate / Traduza

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Família e Deus.


Deus e a Família
 
Elisabeth Lorena Alves


(...) trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti (II Timóteo 1-5).

Eunice e Lóide são dois exemplos de mulheres responsáveis por manter acesa a fé dentro do lar e ensinar a Palavra aos  filhos.
Vivendo em Israel em uma época difícil, já que seu país não era livre, vivia sobre as pressões de roma, mesmo assim EUnice criou seu filho Timóteo seguindo a Fé que sua mãe, Lóide lhe ensinara.

Imagine as dificuldades comuns as mães em todas as épocas, de criar um filho debaixo da Palavra em um mundo em constante movimento. Mas Eunice não permitiu que as mudanças da Sociedade influíssem em sua criação de filhos. Ela perseverou crendo no que aprendeu e ensinando a Verdade. Para ela o importante era seu filho crescer no Conhecimento.

Que lição estas duas mulheres nos deixam?

A lição da união, do apego a família, da continuidade da fé. Lições muito úteis para os nossos dias.
Hoje as mães dizem que é difícil criar filhos na presença de Deus por causa das ofertas do mundo, mas esquecem que quem torna as ofertas importantes são a própria família quando enfatiza o lado material, deixando de investir na fé. Muitos pais acreditam quepodem deixar para falar da fé quando a criança entender e esquecem que os anos em que aparentemente ela não entende são os mais importantes para educá-la, pois é quando se molda seu caráter e se institui seus gostos futuros.

Quando a criança for maior os pais não vão conseguir ensiar mais nada, pois ela já determinou suas escolhas.

Os pais precisam ensinar a criança desde os primeiros meses de vida, sobre a importância de sua fé, além disto deve incutir na criança o hábito da Leitura, pois é lendo que ela irá fazer seu horizonte crescer, aprender a dialogar e se necessário discutir algo que lhe interesse.

A família deve ter um momento de orar junta, isto é fundamental, mas é necessário também reservar um tempo para discutir o que leram em seus momentos individuais de Leitura, trocar ideia e discutir os assuntos que estudaram durante o  dia,

Só que por hábito em nosso país não está o livro, que te faz pensar, está a Televisão, que o povo não sabe usar e acaba condicionando o pensamento. E isto causa mal a família, pois ao diminuir o tempo em comum, o momento de troocar ideias, para assistir TV atrapalha no crescimento intelectual da família e claro, influencia negativamente a fé. Isto porque os programas de TV prendem tanto a atenção que a família  deeixa para orar na Igrja, ler a Bíblia também e escuta a Palavra, mas ela não gera frutos, pois não é aanalisada quando chegam em casa. Pelo contrário, está provado por estudo, que a maioria das pessoas liga a Televisão nos 5 primeiros minutos dentro de casa.

Assisitir a Televisão com sabedoria, não atrapalha a fé e nem o crescimento emocional e intelectual da família, mas são poucos os que assitem apenas algumas horas. A maioria assiste horas e horas da programação e deixa  de lado tudo o que importa.

Na época de Eunice e  Lóide não tinha a TV, mas havia outras espécies de lazer e mesmo assim estas mulheres investiram na fé. E qual foi o resultado?
O jovem Timóteo, que viveu cercado pela fée pelo conhecimento, tornou-se um obreiro de excelente valor na obra do Senhor.
E seu filho o que vai ser?


Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
2 Timóteo 1:4-5


Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
2 Timóteo 1:4-5


Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
2 Timóteo 1:4-5

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter