Translate / Traduza

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Filhos Saudáveis - Parte II [Irmã Beth]



PARTE II – Filhos Saudáveis

O que destrói a Sociedade hoje é esta visão liberal, onde tudo é permitido e as famílias não sabem quais são os limites que devem dar aos seus filhos.
Alguns pais acreditam que devam permitir que filhos falem com grosseria  com adultos, simplesmente por acreditarem que somente assim eles aprenderão se defender e criar defesas contra as discussões no futuro. Esquecem-se que permitindo que uma criança afronte um adulto, está dando liberdade para que ela perca o respeito pelas pessoas e isto pode acontecer fora de casa, com professores, monitores escolar, a Polícia e qualquer outra realidade. E mais importante, esquecem que seus filhos poderão se levantar contra eles mesmos e contestar a autoridade deles enquanto pais.
Outros pais permitem que seus filhos pequenos maltratem animais e insetos, praticando contra eles todo tipo de crueldade. Sem imaginar que a agressão aos animais pode se voltar aos humanos, já que ao agir de forma agressiva contra animais, eles podem alimentar seu lado psicológico de forma negativa, tornando-se uma criança problema e um adulto psicopata.
As pessoas sempre acreditam que certas preocupações são extremadas, mas é por total falta de atenção. Se observarem bem, notarão que as pessoas que se envolvem em crimes diversos, principalmente os adolescentes, vieram de famílias totalmente desestabilizadas e foram criados por pais que não impuseram limites, sendo assim seus filhos tornaram-se seres irresponsáveis, insensíveis e frios, preocupados apenas com sua própria realização e isto alimentou seus desejos mórbidos de fazer outras pessoas sofrerem. Jovens mal orientados, crescem e tornam-se adultos manipuladores e sendo assim podem manipular também a vida de outros, que não estão ligados por sangue ou sentimentos e claro, podem até matar para saciar seu desejo de poder.
Para evitar problemas como estes, insista com seus filhos, imponha limites, discipline, cobre responsabilidade desde a mais tenra idade. Só assim seus filhos conhecerão limites e saberão que eles existem para serem respeitados.
Desde muito cedo a criança precisa entender que ele esta debaixo da responsabilidade dos pais e que enquanto assim viver deverá respeitar os horários da casa, comunicar onde vai e com quem vai. Para viver de forma segura a criança precisa de regras. E ela só vai respeitar regras se estiver habituada desde a mais tenra idade a viver com elas.
É triste sabermos que hoje jovens de 3 a 15 anos saem para as baladas e não dizem que hora voltam com que vai e voltará e outras informações que lhes garantiriam um retorno passivo. Quantos não voltam mais? E pior, a maioria dos pais no atentam para sua responsabilidade quando algo ruim acontece, culpam Deus, a polícia, o Governo, o diabo e a casa de show, que na maioria das vezes é um beco qualquer. Tudo para não perceberem que sua atitude irresponsável deu ocasião para que o filho menor estivesse na rua fora de hora e andando com desconhecidos.
A maioria das pessoas esquecem que liberdade sem limites é prejudicial.
Você ama seu filho? Corrija-o
Você ama seu filho? Dê limites.
Você ama seu filho? Treine-o.
você ama seu filho? Castigue-o.
Seja claro em suas ordens.
Seja claro em sua disciplina, evitando cobrar algo que não ensinou.
Seja hábil com seu filho e não permita que ele discuta com você. Ele sempre deve saber quem é que manda.
Disciplinem seus filhos com moderação.  Certos castigos podem destruir o seu trabalho, fazendo com que eles cresçam revoltados.
Existe diferença entre  disciplina e agressão e você deve tomar muito cuidado com isto. A agressão é uma atitude criminosa e covarde.
Lembre-se, se você não disciplinar seu filho com amor, alguém vai disciplinar com ódio e a Sociedade, que apoia as Leis que proíbem os tapas, apoiarão aqueles que um dia espancarão seu filho em público.
Pense nisto.

Pais Responsáveis [Irmã Beth]



Criando Filhos saudáveis
Elisabeth Lorena Alves


Bem, falando de criação de filhos já abordamos a Educação pelo método do exemplo, falando sobre Loide e Eunice, (I Timóteo 4-12). Isto nos mostra que na verdade este é mesmo o melhor meio de educar um filho, mas não é o único modo.  Embora o que aconteça é que as atitudes dos pais em frente aos filhos desfaça todo o trabalho destes. Por exemplo, um pai ensina que não deve mentir, mas mente para receber algum benefício ou se dar bem em algo.
De outro lado, os pais ensinam que não podem enganar alguém, mas fazem um ‘gato’ na luz ou na TV a cabo e é este exemplo que a mente da criança vai registrar.
Para se ter sucesso na criação dos filhos é necessário que além das palavras, dar o exemplo, é isto que vai solidificar o que você diz.
Por isto mesmo nossas atitudes devem ser pautadas na ética, nos parâmetros que regem nosso caráter.


Criar filhos para Deus?
Muitas famílias esperam que seus filhos cresçam para serem ensinados, para conhecerem a disciplina, para receberem limites e esta atitude é extremamente prejudicial, pois quando resolvem fazer algo, a criança já terá formado seu próprio espaço e os pais não mais os alcançarão.
Muitos pais além de não ensinarem seus filhos a viver de forma digna, de modo a terem limites, ainda deixam para o futuro a decisão de conhecerem a Deus e entenderem a fé.
A Palavra de Deus nos ensina a agir diferente. Diz que devemos educar nossos filhos em todo o tempo sobre Deus e seus mandamentos:
Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados (Deuteronômio 6:1-2).
Nossa responsabilidade é levar nossa família a Deus, mas muitas vezes deixamos para que outros façam isto, por comodidade ou pior, por descaso.
Na verdade devemos agir como Maria agia, ela prestava atenção nas atitudes de sambem eu filho Jesus. Mas devemos agir também como Ana que não se importou de ter seu filho  criado dentro da Igreja. Claro que vivemos outra realidade, mas devemos seguir sim este exemplo. E criar um filho dentro da Igreja hoje relaciona-se  a atitudes simples e que nem sempre significa ficar o dia todo no Templo, como vivia Samuel, mas vivermos o clima espiritual dentro de nosso lar. Devemos tornar nossa casa no lugar onde Deus teria prazer de estar. Então levem seus filhos a Deus através de transformar seu lar em uma igreja.
Devemos declarar a nossa fé, para que Deus seja o foco de nossos filhos. Mas não devemos esquecer de que nosso lar seja além de templo, também uma escola.
Em tudo devemos observar que nossa obrigação não pode ser renegada.
Devemos sempre entender que ou ensinamos nossos filhos a respeitarem as pessoas, a terem fé, a reconhecerem que todos merecem viver de forma digna, ensinar também que eles tenham limites e isto tudo só é possível se iniciarmos nosso trabalho educacional o mais cedo possível.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter