Translate / Traduza

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Relacionamento Humano - Não Discuta com Tolo


Não discuta com tolo
PROVÉRBIOS 26

Muitas vezes observamos que a vida nos oferece diversas situações para viver, mas em algumas delas nos deparamos com problemas que poderíamos evitar. E o contato com os tolos pode nos prejudicar de forma dolorosa. Se fosse diferente a Palavra de Deus não nos daria tantos conselhos valiosos referentes a este assunto.
O que acontece quando você honra um tolo? Diz a Palavra que é inútil e destrutivo: Como a neve no verão, e como a chuva no tempo da ceifa, assim não convém ao tolo a honra (v. 1).  Se insistimos em colocar uma pessoa assim em lugar especial, insistir em ter amizade com esta pessoa, só encontraremos  decepção.
Na verdade a Palavra diz que o tolo tem por direito o açoite: O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas dos tolos (v.3), mas se podemos evitar um relacionamento com uma pessoa que só nos trás desilusões, o que nos impede fazer isto? Sim, se podemos evitar o caminho da dor, por qual motivo não agimos assim?
Nos esquecemos que  quando discutimos com o tolo, ele nos vence pelo hábito, afinal ao respondermos a ele nos igualamos em tolice: Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também não te faças semelhante a ele (v.4). Se dermos corda ao tolo, ele se sente importante e inteligente e isto lhe dá forças para continuar seu embate. E claro que o resultado será sempre negativo, pois o objetivo dele é  irritar, consumir sua paciência.
Nosso problema é que o tolo consegue nos convencer que discutir é a melhor solução. Mas a Bíblia afirma que  se mesmo o tolo se cala, pode ser considerado sábio:    Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido (Provérbios 17-28). Então quando encontrar alguém que seja tolo evite discussões. Afinal sabemos só o prudente se regenera com conselhos (Provérbios 17-10), o tolo continua agindo errado, pois não aceita repreensão e muitas vezes nem o castigo e muito menos as consequências o fazem mudar de ideia.
Um conselho sábio é se calar frente ao tolo.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter