Translate / Traduza

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Livre-se da Máscara


Livre-se das Máscaras
Elisabeth Lorena Alves
Estamos enganados
Hoje assisti um vídeo da Dove Cosméticos, sobre como estamos errados sobre nossa visão.
O vídeo – da série Retratos da Real Beleza,   mostra um   desenhista forense - Gil Zamora -  de costas, desenhando pessoas a partir de suas próprias descrições e depois, esta mesma pessoa é representada por outra através da descrição e  o mesmo profissional só ouvindo, cria outro rosto.
Depois ambos os desenhos foram mostrados paras as pessoas e elas descobriram que elas se achavam mais feias e imperfeitas que as outras pessoas. Em alguns casos os detalhes que mais entristeciam a pessoa retratada, nem foi citado por quem a conheceu horas antes.
Ao ver o resultado final a pessoa percebia o quanto estava se angustiando com coisas que nem eram lembradas horas depois.
Chorei com o vídeo, claro.
E depois, como muitos dirão, ‘espiritualizei’  o que assisti. Infelizmente muitos de nós agimos assim quando penamos em nosso eu espiritual. E neste caso, a maioria se descreve melhor do que é, acreditando em uma santidade exacerbada, em uma espiritualidade especial, mas não sabem como estão enganadas.
Quando tentamos aparentar algo que não somos, acabamos por criar uma visão destorcida do que fato somos e isto atrapalha nossa Missão: ‘Ganhar almas para Deus’.
Muitos de nós estão deixando atrás de si pessoas feridas pela arrogante santidade que demonstramos, mas que está longe do que de fato somos.

O que Jesus faria?
Jesus não nos deixou este exemplo.
Ele viveu entre pecadores e comungou com eles, não os desprezou, não lançou pedras neles, pelo contrário, Ele se estressou com os santos da época. Jesus mostrou que o excesso de ‘falsa santidade’ atrapalha a nossa Missão, faz com que as pessoas não queiram seguir o Evangelho, pois acabam feridas por causa da pretensa diferença de alguns.
Pare de ser tão santo e desça a altura dos demais, comece procurar entre todos os Jairos da vida, os Zaqueus sofridos pela incompreensão, os Levis que sofrem o desprezo de alguns por causa de sua escolha profissional ou por causa de sua fé, os gadarenos deixados  a viver solto e perdidos em sua dependência da dor, da solidão, as hemorrágicas abandonadas pela Sociedade, os pródigos alucinados. Tem muitas pessoas sofrendo de dores da alma e você está aí arrotando santidade.
Não foi para isto que você foi chamado. Não foi para ferir os caídos que Jesus veio a Terra  e  sofreu tudo o que lhe foi infligido.
Jesus veio libertar os cativos do pecado, da dor, da depressão, do pânico, da solidão, do luto, do desespero, e da santidade excessiva, do orgulho dito cristão, da síndrome da diferença.
Comece cuidando de você, usando a Bíblia como bálsamo para suas próprias feridas e depois cure os demais.
Jesus nos deixou uma lição primordial no Getsemane: Aproveite que está sozinho e ore por você mesmo. Apresente ao Altíssimo suas fraquezas e as assuma. Quando você assumir sua fraqueza, a máscara da santidade vai se romper e você vai ver o próximo com amor e levá-lo a Deus.
Livre-se desta máscara de santidade que você permitiu tomar forma em seu rosto e descubra que quanto mais humano você for, mais perto de Deus você chega.


video

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter