Translate / Traduza

quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Filho que ficou em Casa



Parábola do filho pródigo:
O  filho que ficou em casa
Diácono Carlos Alexandre
 
O filho pródigo da parábola narrada por JESUS em LUCAS 15 vers.25 ao 30 refere-se ao filho mais moço(15:12)...
PRÓDIGO: dissipador, esbanjador, desperdiçador, aquele que desperdiça mais do que possui, etc.

O filho pródigo e acusado de dissipar sua fazenda, gastar sua herança, abandonar a casa de seu pai e viver de forma dissoluta.
Seu irmão mais velho, que ficou em casa, não esbanjou seus bens, não abandonou seu lar paterno. Porém tempos depois sua atitudes grosseiras tanto para com seu pai como para com seu irmão, que voltara arrependido, renunciando até seu direito de filho (15:21) demonstra que ele era mais pródigo do que o que deixará o lar. O filho que ficou também errou:

  • Ele desprezou o amor do Pai. 
  • Não deu importância a alegria que o Pai sentiu com a volta do filho perdido.
  • Não perdoou seu irmão.
O mais novo era pródigo por dissipar sua fazenda e sua herança, o mais velho era pródigo por dissipar a oportunidade de demostra o seu amor, a misericórdia e o perdão (a falta de amor para com o seu irmão e a desobediência para com seu pai). O mais novo fora de casaA  IGREJA – o  mais velho apesar de estar em casa assumiu uma posição inflexível e impiedoso diante do irmão que voltou  arrependido.
O filho pródigo que ficou em casa ao ouvir a música e ver a comida que seu pai havia preparado para comemorar a volta do filho, pergunta aos servos: que barulho é este!
Os servos responderam veio teu irmão e teu pai matou um bezerro cevado por que o recebeu são e salvo(v:17)"Meu irmão! Não! Foi logo tirar satisfação com o pai usando este termo "este teu filho"(v:30) considerou a música, o banquete desnecessário, extravagante, ora, o momento era de alegria, de perdão.
Para este tipo de filho pródigo a música paterna não tem valor.

 
"Dois tipos de crentes"
Esses dois tipos de filhos pródigos são uma figura de crentes – irmãos – que temos em nossas igrejas.
Uns procurando acerta reconhecendo seus erros e confessando seus pecados outros justificando-se, cobrando os "serviços prestados" a igreja – tenho servido a tantos anos nunca me deram um cabrito para comer com meus amigos(v.29). Queixam-se de seus pastores, da igreja onde congregam, vivem sempre a se queixar.

O filho pródigo que ficou em casa é o tipo desses que vivem dentro da igreja confiando em seus próprios méritos sempre estão a dizer: SERVI AQUI TANTOS ANOS É NUNCA ME DERAM UM CARGO, UMA POSIÇÃO – o Cabrito. Este filho está quase sempre protestando quando a igreja recebe um filho pródigo.
O quadro é triste mas verdadeiro alguns homens não alimentam sentimentos nobres para com o irmão que saiu de casa, viveu no mundo muitos anos, esbanjou os seus bens, moral e espiritual. Esquece-se que o mais importante é que ele voltou a casa paterna e ELE disse: Este filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado(15:32).
Vejamos os motivos que o filho que ficou em casa apresentou para não recebe o seu irmão: O Orgulho e  a falta de Perdão.
Se você e um irmão mais velho não impeça as bênçãos que DEUS tem para sua vida, não deixe que o orgulho tire seu foco em atingir o coração de DEUS...se vier um filho pródigo a casa do PAI receba-o assim como o PAI o recebeu, de braços abertos.
AMÉM.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter