Translate / Traduza

sábado, 29 de junho de 2013

Neemias - O importante é orar...




Quando o melhor é orar

(...)
Orar em todo tempo é uma necessidade de todo cristão.
Muitos dos personagens bíblicos foram vitoriosos através da oração.

Neemias vivia uma vida abastada ao lado do rei da Pérsia, por volta do ano 445 a.C. Mesmo sendo servo do rei, adquiriu a amizade e o respeito deste. Um dia, ao receber notícias da sua terra Natal o seu semblante decaiu. Não era para menos. Os muros de Jerusalém estavam destruídos e a terra devastada.
Com a imagem deste cenário na mente, Neemias continuou seus trabalhos. Mas o rei notou a sua tristeza e o questionou.
O rei permitiu que Neemias se afastasse de seus afazeres no Palácio e o mandou a Jerusalém, reconstruir os muros e refazer os laços do seu povo, ajuntando-os como nação. Ora, como diria Alceu Pires, como há por aí Sambalate e Tobias, estes se levantaram contra o Projeto de Neemias. Para eles era importante que o povo continuasse disperso, sem sentimentos nacionais e sem sentido de unidade, pois eles poderiam continuar aprontando das suas.
Eles não contavam com a tenacidade do jovem Neemias. Ele fora temperado nas agruras da vida cativa e enfrentara muitas situações difíceis até chegar a ser o copeiro de confiança do rei. Ele sabia que qualquer projeto deve ser levado a cabo de forma objetiva e nunca, jamais deixar de lado algo apenas para manter a paz aparente, já que na raiz há sempre um problema. Neemias olhou a situação de frente, conquistou o respeito de Esdras, e juntos, juntou o povo em torno de um ideal: Levantar os muros de Jerusalém.
Neemias orava
Em todo o tempo Neemias manteve sua confiança Naquele que nunca dorme, no Guarda de Israel, mas além de colocar a mão à Obra, ele permaneceu em oração.
O exemplo deixado por Neemias, serve hoje para nossas Igrejas e Pastores. Apesar de ser considerado pela Legislação de Israel direito o governador receber seus víveres, Neemias e seus familiares jamais aceitaram-nos. Ele vivia de suas posses, não tornava mais pesado a vida de seus governados (5-1 a 19) e por isto conseguiu deles o seu respeito.
Neemias foi perseguido pelos poderosos de seu povo, mas venceu suas ameaças, suas acusações com sabedoria e coragem. Não permitiu que a Palavra fosse desprezada e fez com que o povo tomasse conhecimento dela através da Leitura pública que Esdras fez. Foi através disto que o povo voltou-se para Deus, tornando público seus pecados e todos, pedindo perdão pelos seus e pelo de seus compatriotas. Houve no meio daquele povo total libertação.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter