Translate / Traduza

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Verdades ou Mentira


 

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8:32 - Bíblica 
Sabe que existem pessoas que preferem a prática da Mentira a viver na Verdade?Conhece o caso do homem que perdeu a aliança? Sabendo que sua mulher não acreditaria na verdade, optou pela mentira! É um texto que foi impresso na coleção 'Comédias para Ler na Escola' do escritor Luiz Fernando Veríssimo.
Triste pensar que existam mesmo pessoas que preferem engolir uma mentira, por mais danosa que pareça do que uma verdade, por mais saudável que seja.
E isto não é só no casamento não. É quanto crer em Deus, acreditar no próximo, entender os amigos, amar a família...
Hoje as pessoas querem tanto ser diferentes de Deus que aceitam viver contra os princípios sadios da verdade. Afinal amar a Verdade é ser igual a Deus,  já que Ele ama a Verdade e tem prazer nela:
O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade Provérbios 12:22.
Infelizmente acreditar na Mentira e abandonar a Verdade é algo bíblico até. Já leu este versículo de Paulo: Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém (Romanos 1:25).
Quando nos lembramos que entre as muitas coisas que nosso Deus abomina, está a Mentira, devemos abraçar a Verdade: Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos (Provérbios 6:16-19).
Por sabermos que o nosso Deus rejeita a Mentira, devemos viver da prática da Verdade...





                       ******************************

Conta Luiz Fernando Veríssimo sobre uma experiência sobre Verdade e Mentira e suas consequências em nosso tempo: 
Ele estava voltando para casa como fazia, com fidelidade rotineira, todos os dias à mesma hora.
Furou-lhe um pneu. Com dificuldade ele encostou o carro no meio-fio e preparou-se para a batalha contra o macaco. Conseguiu fazer o macaco funcionar, ergueu o carro, trocou o pneu e já estava fechando o porta-malas quando a sua aliança escorregou pelo dedo sujo de óleo e caiu no chão.
Ele deu um passo para pegar a aliança do asfalto, mas sem querer a chutou. A aliança bateu na roda de um carro que passava e voou para um bueiro. Onde desapareceu diante dos seus olhos, nos quais ele custou a acreditar. Limpou as mãos o melhor que pôde, entrou no carro e seguiu para casa.
Começou a pensar no que diria para a mulher. Imaginou a cena. Ele entrando em casa e respondendo às perguntas da mulher antes de ela fazê-las.
- Você não sabe o que me aconteceu!
- O quê?
- Uma coisa incrível.
- O quê?
- Contando ninguém acredita.
- Conta!
- Você não nota nada de diferente em mim? Não está faltando nada?
- Não.
- Olhe…

E ele mostraria o dedo da aliança, sem a aliança.
- O que aconteceu?

E ele contaria. Tudo, exatamente como acontecera. O macaco. O óleo. A aliança no asfalto. O chute involuntário. E a aliança voando para o bueiro e desaparecendo.
- Que coisa – diria a mulher, calmamente.
- Não é difícil de acreditar?
- Não. É perfeitamente possível.
- Pois é. Eu…
- SEU CRETINO!
- Meu bem…
- Está me achando com cara de boba? De palhaça? Eu sei o que aconteceu com essa aliança. Você tirou do dedo para namorar. É ou não é? Para fazer um programa. Chega em casa a esta hora e ainda tem a cara-de-pau de inventar uma história em que só um imbecil acreditaria.
- Mas, meu bem…
- Eu sei onde está essa aliança. Perdida no tapete felpudo de algum motel. Dentro do ralo de alguma banheira redonda. Seu sem vergonha!

E ela sairia de casa, com as crianças, sem querer ouvir explicações.
Ele chegou em casa sem dizer nada. Por que o atraso? Muito trânsito. Por que essa cara? Nada, nada. E, finalmente:
- Que fim levou a sua aliança? E ele disse:
- Tirei para namorar. Para fazer um programa. E perdi no motel. Pronto. Não tenho desculpas. Se você quiser encerrar nosso casamento agora, eu compreenderei.

Ela fez cara de choro. Depois correu para o quarto e bateu com a porta. Dez minutos depois reapareceu. Disse que aquilo significava uma crise no casamento deles, mas que eles, com bom-senso, a venceriam.
- O mais importante é que você não mentiu pra mim.

E foi tratar do jantar.

                                 

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter