Translate / Traduza

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O que dificulta crer em Deus?


O que dificulta o crer em Deus hoje?


As pessoas acreditam que as coisas antigas são ruins. As beberagens das avós hoje não fazem sucesso, os chás caseiros são repelidos como algo folclórico e a Fé cristã foi tirada da sala e jogada no sótão das pessoas. Onde antes figurava a Bíblia, ao lado de vasos de flores colhidas no jardim de casa, ou nas casa dos cristãos católicos, onde existia o santuário, vive a Tecnologia em forma de TV, Blueway e o decodificador da TV a cabo...
Crer em Deus tornou-se obsoleto, coisa de gente velha  e burra, dizem alguns, pois acreditam que a fé é algo que não combina com racionalidade.
Hoje só as novidades fazem sucesso! As Ciências se multiplicam, como o profetizado (Daniel 12-4) e este fato torna-se o maior obstáculo para as pessoas aceitarem o que consideram antiquado. Só as novidades atraem.
Com o passar do tempo descobrimos coisas que nossos antepassados não pensavam se quer existir, mas isto não quer dizer que o conhecimento deles tornou-se supérfluo, afinal todo conhecer é necessário para a formação da Sociedade. Só que não é assim em relação a Fé. O Próprio Deus afirmou que Ele não muda. Diz a Palavra que passará todo este sistema de coisas – céu e terra – mas que Ela permanecerá e se nos lembramos que Jesus é o Verbo – Palavra – que se fez homem, entendemos que nosso Pai não mudou e que isto não acontecerá.

Deus nos é visível pelos olhos da Fé. Isto é óbvio, estamos falando de alguém de natureza Espiritual, mas pode ser visto nas ações e escritos dos homens. Muitos de nós apegados que estamos ao sistema científico, deixamos de perceber que muitos dos estudiosos que existiram antes de nós acreditavam em Deus e falavam de sua fé. Isto nos prova que apesar das pessoas insistirem em mudar a memória de Deus, o ser humano esta propenso a crer na existência do Divino.
Importante nos é ler o que nos foi deixado, não só a Bíblia, mas lermos para contestar, para meditar, para desafiar, para adquirir conhecimento e é necessário ler de tudo. Paulo nos ensinou o essencial: Examinai tudo, retende o que é bom
(
1 Tessalonicenses 5:21).


Os que vieram antes de nós conheciam a Palavra, mas conheciam também o comportamento humano. Alguns livros antigos e entre eles alguns que compõe a Bíblia, há verdadeiros tratados de sabedoria, fala do comportamento humano, da postura de pessoas em suas épocas, do tratamento que davam aos mais velhos e de que forma viviam em Sociedade. Quando lemos estes livro podemos perceber que há sim validade em crer em Deus, em buscar Nele  a resposta para as questões espirituais que nos afligem.
Levar alguém ao conhecimento de Deus, sem apresentar a existência de Deus na História Humana é contraditório, pois Ele é a figura principal na historicidade humana. Deus apenas nunca pode ser culpado pelos homens por atitudes humanas que se atribuem a Ele.
Então se a dificuldade em se crer está baseada na questão de a Palavra ser antiga, vale lembrar que há muitos escritos nem tão antigos, que provam a existência de Deus e Sua Bondade e nós só chegaremos a este conhecimento se lermos. É examinando as Escrituras que conhecemos ao Senhor, mas é analisando a História que tomamos consciência de sua existência.
Bom-dia!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter