Translate / Traduza

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Conselhos,,, Quais seguir?


            
            Conselhos são bons, mas precisamos prestar atenção em quem nos aconselha, quais são os interesses, sobre qual influência a pessoa está quando vem dizer algo que até parece certo, mas no fundo não nos beneficiará.
            A Bíblia fala de duas situações sobre conselho dados a um rei em especial. Jovem descendente de Davi, o rei Roboão pediu conselhos aos ministros e amigos de seu pai e recebeu uma orientação adulta, consistente e inteligente. Mas o Rei, filho de Salomão resolveu pedis conselhos de seus amigos e eles o aconselharam como jovens e irresponsáveis que eram, orientando ao novo monarca, com isto o seu reinado, que tinha tudo para ser forte e grandioso, acabou sendo dividido, com isto, ele tornou-se Rei do Israel Meridional -  as duas tribos de Judá e Benjamin – conhecido também  por Reino de Judá. Este problema ocorreu pois ele não atendeu aos israelitas que queriam que o novo rei diminuísse as cargas tributárias. Os israelitas acreditavam que Salomão cobravam deles impostos muito altos. Ao ver o reino dividido ele ainda planejou entrar em guerra contra as outras tribos, só que desta  vez ele ouviu os conselhos de um sábio e não fez nada contra os seus irmãos, reconhecendo que a separação do Reino estava de acordo com a vontade de Deus. (I Reis 12:21-24).
            Os amigos do rei Roboão deram-lhe um conselho que a seus ouvidos pareceu justo, mas estas palavras originaram a tristeza a seu coração e a separação de seu povo. E poderia ter sido muito pior se ele tivesse enfrentado a profecia e tentado desobedecer o último conselho. Mas ao ver p resultado anterior de sua imprud6encia, preferiu ouvir o conselho do sábio. Isto é algo a se considerar...

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter