Translate / Traduza

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Simão e a mulher que ungiu o Senhor




A pecadora e o fariseu


Leitura Bíblica (Lucas 07:36 - 50)



Conta a Bíblia que existia um fariseu e no mesmo lugar existia uma mulher abandonada pela Sociedade por seu comportamento deplorável. Ambos eram conhecidos na cidade, ele por sua justiça sempre anunciada, ela por suas atividades diferenciadas. Um dia, ambos se encontraram na presença do Senhor Jesus.
Para todos os olhares humanos era possível perceber os contrastes existentes entre estes dois personagens, mas Jesus via de forma diferente.
Jesus descobriu, por conhecer os atos do fariseu. Quando o Mestre entrou na casa de Simão, não foi recebido como as demais visitas,  negou ao Mestre os rituais de um bom hospedeiro, não trouxe água para que os pés de Jesus fossem limpos, não lhe recebeu com o ósculo – beijos reservados aos amigos e visitantes, não ungiu Jesus, para mostrar a alegria de o hospedá-lo em sua casa. Ao percebermos que Simão estava julgando Jesus em seu íntimo, percebemos que seu convite originou-se de sua vontade de saber mais sobre a vida daquele homem que ele julgava estar mentindo ao afirmar que era o Messias. Além do mais, ele esperava que Jesus condenasse aquela mulher por suas atitudes, mas o Mestre aceitou de bom grado a oferta de amor que ela entregava aos Seus pés. Simão desconhecia que Jesus era amor e que viera para os perdidos:   "Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida sempre duradoura. " (João 3:16).       
         Já  a mulher, pecadora, acusada por seus erros por todos e pelo dono da casa, teve seus atos e sua fé analisados e foi perdoada. Ela soube perceber que só em Cristo há salvação e ela veio até Ele. Atribulada por seus pecados, reconheceu que o chamado feito por Jesus se estendia a ele, e então ela aceitou: " Venha para mim, todos os que estais cansados ​​e oprimidos, e eu vos aliviarei " (Mateus11:28). Também ela procurou Jesus já arrependida de seus atos anteriores, veio chorando, coração quebrantado. Ela não se justificou, ela apenas chorou, seu clamor mudou tudo, afinal é para o quebrantado que o Senhor olha:   "para esse olharei, até mesmo para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra".(Isaías 66:2)
         O Senhor Jesus Cristo disse a uma pequena parábola a Simão, o fariseu sobre  um credor que tinha dois devedores.    Provando aquele homem que quem deseja perdão alcança perdão e é muito mais agradecido.

         Bom saber que o Senhor sonda os corações e nos conhece bem,

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter