Translate / Traduza

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Humildade e Conhecimento



A Mensagem de hoje fala de Duas coisas importantes: Conhecimento e Humildade.

[...] E ai você está tão concentrada na Aula, que nem percebe que reagiu como o professor queria e respondeu uma pergunta...
Quem estudou comigo antes da Faculdade, sabe que mesmo sabendo uma resposta, mantenho-me na minha, mas hoje reagi à provocação, justamente por se tratar de um assunto que acho incrível: A Origem da Palavra Humilde.
E justamente pelo que veio a seguir na explicação do Dr. Gabriel Albuquerque.
Cultura e Humildade tem a mesma fonte de origem e sentido que muitos consideram frio, feio: Terra.
Veja:
Cultura, do Latim, COLERE
Humilde,  Latim HUMILIARE, de HUMILIS, “humilde, de baixa extração”, literalmente “no chão”, de HUMUS, “terra, chão”.
E por qual motivo isto mexe comigo?
Simples: O belo (A Cultura) e o desprezado (Humildade/Humilde) tem tudo a ver com cultivar.
Não se chega a Humildade sem Cultivá-la e não se adquire conhecimento, sem tratar a nossa mente com a busca do saber, com a quebra de paradigmas, com a troca de experiências (Arado ferindo a Terra)...
Muito interessante isto.

E no campo espiritual?
Mesmo na nossa vida Espiritual adquirir conhecimento e ser humilde são dois Universos diferentes que se encontram: Precisamos investir em ambos, furar a terra de nosso entendimento humano, desprezando o que nos afasta do Saber do Senhor, do que nos eleva a sermos iguais a Jesus Cristo e isto, o que nos faz parecer o Senhor é a Humildade.
Sendo Deus resolveu viver como homem, conheceu a   fraqueza humana na pele, conheceu as dores, as desilusões, o  sentimento de perder, de ser traído, ser condenado sem merecer e mesmo assim, amar sem perder sua própria natureza: O Amor.
Sabe porque Jesus não perdeu sua Natureza? Porque Ele conhecia a si mesmo, e, sabendo quem de fato era, não permitiu que algo externo interferisse em seu plano de continuar sendo o Amor que une o Homem a Deus.
Atribuo a esta capacidade, que Jesus provou que o homem tem, de não se corromper pela interferência de outros, o versículo, que é uma oração para adquirir Sabedoria:  “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio (Salmo 90.12).
Que aprendamos cada dia mais com o Senhor!

 

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter