Translate / Traduza

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Simão, o Curtidor - Um Discípulo Anônimo



Servos úteis?   - Parte 2

Elisabeth Alves do Nascimento
(Elisabeth Lorena Alves)
Como sabemos, Ananias, o discípulo anônimo exerceu algo sublime e superior, pois foi o responsável por libertar definitivamente o apóstolo Paulo das prisões da cegueira em que ele vivia mesmo antes de ter seus olhos cobertos pelas escamas que sentiu surgir em seus olhos no caminho de Damasco. Mas na História dos apóstolos, este não foi o único discípulo que agiu sem esperar ser reconhecido pelos demais.

Sabe dizer quem hospedou Pedro em Jope? A maioria não sabe afirmar quem foi esta boa alma sem antes consultar a Mensagem (Atos 9-43). Foi um homem chamado Simão, que era curtidor. Na passagem ele é denominado pela profissão que tinha, diferenciando-se assim de outros homens com este nome, uma vez que era comum chamar-se Simão. Pedro, o apóstolo também tinha este nome.
Se formos observar à luz do velho testamento Simão era impuro por natureza, uma vez que para usar o couro dos animais, estes precisavam estar morto e em Levítico 11- 31 em diante, vemos que isto era proibido pela Lei Mosaica. Provavelmente Simão tingia este couro e pode ser que fosse uma espécie de empresário, mas isto são SUPOSIÇÕES, pois na verdade os curtidores trabalham o couro dos animais com o intuito de tingi-los para utilizá-los nas mobílias, nas selas dos animais, em instrumentos musicais e afins, sendo assim, não podemos precisar a importância social deste homem de atitudes nobres, MAS  entendemos que ele se fez útil quando a oportunidade se apresentou e abriu suas portas ao apóstolo que dividia com ele a propriedade de um mesmo nome: Simão.
E o que entendemos com isto? Aprendemos que não é só exercer cargos ministeriais que nos faz importante na OBRA  do Senhor. Estender a mão ao próximo, também é fazer a Obra, também é exercer um Ministério e este muito mais nobre, pois requer abrir mão de tempo, de sua privacidade, de seus bens, para suprir aquele que se apresenta com uma necessidade urgente e se nos doamos, estamos também fazendo parte de uma Obra maior.
Todos os Discípulos Anônimos, estiveram prontos a fazer algo para alguém. Ananias abriu mão de sua segurança e de seus temores e foi servir Paulo, ofertando-lhe seu tempo e dedicando uma oração a Deus pela vida de um homem que todos até então viam como inimigo. Simão abriu sua casa para Pedro, que como sabemos, procurava não se misturar com ‘coisas imundas’ e todos, com diferentes atitudes, exerceram seu Ministério Pessoal de modo a servir à um maior Propósito: A Grande Causa.

Que possamos entender que para Deus o que vale não é o que fazemos, mas como fazemos. Todos estes se fizeram úteis ao próximo e com suas vidas Serviram ao Senhor.
Aleluia!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter