Translate / Traduza

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Exemplo Arrasta



Exemplo de Barnabé: Testemunho de Honradez.
Elisabeth Alves do Nascimento
(Elisabeth Lorena Alves)

Barnabé, que surge para nós cristãos em Atos 3:34 a 36, sendo-nos apresentado pelas mãos do médico e escritor Lucas, teve por testemunho ser um homem honrado, devotado a Causa Santa, levita, natural de Chipre, Grécia, morador de Jerusalém. Por nascimento e família, recebeu o nome de José, mas por seu amor à Obra e aos irmãos e amigos, recebeu o nome  de Barnabé, que significa “Filho de Consolo”
Diz o escritor de Atos que ele ajudava a Obra com suas posses, para isto vendeu seus bens e dispôs do valor para que fosse utilizado nas necessidades dos primeiros cristãos. Sua natureza cordial e espontaneidade foi o que mais chamou a atenção dos seus irmãos,  (Atoa 9:27), além de ter sempre palavras de coragem para os que ingressavam na Fé, que na época era desprezada pela maioria e decidir-se por ela era algo difícil aos novos conversos. Estas suas características pessoais eram salientadas pelo agir do Espírito Santo em sua vida, como está escrito: “era homem bom e cheio de espírito santo e de fé” (At 11:23, 24). Além disto, em Antioquia (Atos 13:1) ele instruiu aos irmãos, além de ser um sábio, que podia falar com homens poderosos de igual para igual, como relado a seguir: O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus. (Atos 13:7). Embora não fosse separado a apóstolo quando Jesus ainda estava na terra, era reconhecido como tal (Atos 14:14). Era amigo pessoal do apóstolo Paulo e trabalhavam juntos, desde 3 anos após a conversão de Saulo, por ocasião da visita deste à Igreja que estava em Jerusalém, sendo que foi Barnabé que levou ao apóstolo Pedro e apresentou-lhe também ao discípulo Tiago, dando testemunho da conversão que ocorrera em Damasco e  de como Paulo já falava com eloquência das coisas do Reino (Atos9:27).
Barnabé usava seus conhecimentos da Fé  e da Palavra para fortalecer os irmãos, e, aproveitando o conhecimento de sua língua natural, o grego, ajudou encaminhar e orientar os judeus desta língua, que eram de Cirene e Chipre e interessavam-se pelo Cristianismo.
Barnabé também convidou Paulo para estar com ele em Antioquia, o que mostra mais sobre seu caráter do que muito que já falamos: Ele estava interessado no crescimento da Obra de Deus e não no crescimento de seu próprio nome.
Barnabé nos deixou um Exemplo de caráter maravilhoso, sua força de vontade, iniciativa, respeito aos irmãos, amor aos recém conversos refletem até hoje sobre nós quando abrimos a Bíblia e encontramos ali sua História.

Conclusão
Nesta época em que vivemos, que as pessoas levam para dentro das Igrejas os valores distorcidos de nossa Sociedade, voltar nossos olhos para o caráter e testemunho de Barnabé é essencial, pois só assim poderemos voltar as nossas origens e percebermos que Deus espera que sejamos homens 9 e mulheres) dignas, cujo o TESTEMUNHO  possa ir adiante e que mesmo quando mais não estivermos aqui, nosso EXEMPLO alcance vidas para Cristo.
Barnabé fez sua parte, sem se importar com o que o povo de então pensava dele, plantou seu Testemunho em terra fértil.
E nós?
O que deixaremos par aas próximas gerações?

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter