Translate / Traduza

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A Família




 
O que a Bíblia fala sobre Família?

"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24)
Acredito que já falamos aqui que o melhor método de resolver um problema técnico é usando o Manual do Fabricante quando um eletrodoméstico pifa ou dá problemas e nós temos o nosso Guia de Manutenção também: A Bíblia.
A base inicial da Família é o Casamento. Deus instituiu no Éden a Primeira Família e ao longo da Palavra vamos entendendo como funciona este. Paulo disse aos Romanos que o casamento só deixa de valer com a morte de um dos cônjuges: Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido (Romanos 7:2) e para conseguir esta vida longa no casamento é necessário haver não apenas cumplicidade, mas o perdão mútuo: Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo (Efésios 4-32), além de não permitirmos interferência externa que possa atrapalhar o bom andamento da relação. Jesus advertiu: "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6).

O Papel na Família
Cada um tem seu próprio papel a desenvolver na família. Os homens estão separados para serem pais e esposos, não nesta ordem pois o casamento vem antes da paternidade se seguirmos a rota correta para a constituição da Família.

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela" ( Efésios 5:25). O esposo tem por responsabilidade amar a esposa e protegê-la como Jesus protege a sua Noiva. Isto significa colocar as necessidades dela acima das suas. Mesmo quando a esposa trabalha fora, o que é comum em nossos dias, o papel de prover ainda é do homem

Ainda como pai, o homem é instruídos por Deus para preparar seus filhos na instrução e na disciplina do Senhor, cuidando para que eles não se sintam provocados, afinal manter a paz no lar é também manter a comunhão com o Senhor: E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4). Criar filhos não é uma tarefa fácil, mas os resultados são permanente. E um filho criado na Palavra não se afasta dela.

A Mulher
A mulher tem como esposa um papel muito importante no plano de Deus. Como auxiliadora, ela tem que completar o trabalho de seu esposo. Claro que a Sociedade Moderna nos leva a acreditar que a submissão ;e vergonhosa, mas é contraditório, já que em todas as relações de trabalho há o que dirige e os que são dirigidos. Quando a esposa entende que submissão está relacionada a partilhar a missão principal – cuidar da Família – então tudo funciona bem.

Filhos
Os filhos criados sobre o propósito de Deus devem obedecer e honrar seus pais, mais este respeito é conquistado pelos pais dado os esforço que fazem em criar seus filhos da forma correta.
Ter filhos é um privilégio que muitos descartam correndo atrás de riquezas e bem estar, sem preocupar-se em criar raízes. Mas os filhos são bênçãos e uma promessa do Senhor: . Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra (Gênesis 1-28).
A família que obedece ao Senhor em todo o tempo, é abençoada, tão somente tendo um coração voltado para a Palavra: Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre! (Deuteronômio 5-29). Na verdade o que anda em retidão garante bênção para seus filhos: O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele (Provérbios 20-7).

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter