Translate / Traduza

sábado, 25 de janeiro de 2014

Amizades, saiba escolher.



Amizades e amizades – Sabendo escolher
Elisabeth Alves

A Bíblia é o que chamamos de nossa Bússola  e ela nos mostra grandes exemplos de amizades. E Nela encontramos a História de uma Família que priorizava a amizade como bem. Os primeiros membros a quem somos apresentados é Davi  e Jônatas, amigos e que se tornaram cunhados, Jônatas era  filho do rei Saul, chegou a salvar a vida de Davi, das mãos de seu próprio pai e não foi uma única vez )I Samuel 20). Quando Jônatas descobriu que seu amigo seria rei, em seu lugar, motivo pelo qual Saul tinha ciúmes de Davi, eles refizeram seus laços de amizade, sem se importar com a sucessão do trono de Israel.
Durante um tempo de ausência estratégica, Jônatas e seu pai morreram na guerra.  Davi lamentou amargamente a morte de seu amigo  (2 Samuel 1:17-27) e por anos procurou alguém da família de Jônatas, Davi mostrou bondade para com seu filho aleijado (2 Samuel 9), em uma época que a deficiência física era vista como um estigma, uma marca ruim e, ao encontrar  Mefibosete, este foi recebido com amor na Família do rei.
Na próxima geração encontramos outra amizade, mas de consequências negativas, uma vez Amnon, filho de Davi não soube escolher as suas amizades, não aprendeu com o exemplo do pai. Ele  e Jonadabe, (2 Samuel 13:3) tinham pensamentos impuros e não se ajudavam a crescer em conhecimento, não pensavam em suas atitudes e tomavam decisões contrárias aos ensinamentos de boa convivência e contrários aos estatutos de Deus. E quando Amnon falou com ele sobre os seus desejos errados pela própria irmã, Jonadabe deixou de aproveitar a oportunidade   para corrigir e ajudar o seu primo a voltar a razão.  Jonadabe deu foi uma ideia absurda ao primo para se aproveitar de sua irmã. E Amnon abusou de sua irmã e a humilhou, colocando a culpa na jovem inocente. E com isto ele ainda magoou profundamente o seu pai (2 Samuel 13:4-21), o conselho ruim dede Jonadabe levou, o próprio Amnon à morte (2 Samuel 13:22-36), e, em sua total falta de noção e responsabilidade, teve coragem de tentar confortar Davi depois da morte de seu filho.
Agora os anos se passam e encontramos Roboão e seus amigos. Roboão, neto de Davi, se tornou rei depois da morte de Salomão. No início do seu reinado, ele procurou conselho de várias pessoas antes de tomar uma decisão importantíssima que tinha a ver com o futuro da nação. Ouviu conselhos dos sábios que acompanharam seu pai, mas valorizou a amizade com seus jovens amigos e colocou tudo  a perder (1 Reis 12:7-11).  Com isto, Roboão se viu frente a  divisão do reino e diminuiu muito a sua influência com seu povo e com as nações amigas. Entre belas palavras, que combinam com nossas ideias e dar ouvidos à sabedoria de pessoas mais sábias, devemos escolher a segunda opção.
Em amizades, vale as palavras do sábio: "O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24).

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter