Translate / Traduza

sexta-feira, 21 de março de 2014

São João 18 - Crente Avestruz - Quando se esconder não resolve

Crente Avestruz – Quando se esconder não resolve.

São João 18

Aprendendo a enfrentar os problemas

A Avestruz esconde a cabeça,
quando pressente o perigo
mas é facilmente abatida
por estilingue.
Quando o problema se aproxima, é comum dizermos que queremos um buraco para se esconder e não vermos a cara de ninguém.

Existe um animal que sabe fazer isto muito bem. A avestruz.
A avestruz quando percebe o perigo corre, seu destino é buscar um buraco para se esconder. Mas aquele animal enorme, que tem em média 80 Kilos, se satisfaz um buraco onde caiba sua cabeça.. Ela acredita que está salva.
É comum encontrar-se avestruz mortas, com a cabeça no buraco.Ela acreditava-se salva, mas foi atacada por seus predadores.

Assim também acontece com o ser humano.Tem muitas pessoas que estão habituadas a esconderem-se em buracos menores que elas. Não sabem assumir seus problemas.


Ao ser procurado pelos soldados, o senhor Jesus nos dá uma lição grandiosa.
Jesus, ao ser procurado, assume por duas vezes, que é ele o procurado. Ele assume sua identidade, mesmo depois que ao primeiro contato, muitos dos soldados caem ao sabe-lo ser o Filho de Deus..
O poder que emanava de sua pessoa, lançou por terra aqueles homens treinados para prender, na prmeira vez que eles perguntaram por ele.
Jesus sabia porque estava nesta situação, ele conhecia a vontade de seu Pai. Sabia quem era Deus.

Jesus não nos tira da dificuldade, Ele passa por ela conosco. Jesus sabe pelo que você vai passar e aprovou isto.Ele permite que sejamos provados, assim como Deus permitiu que seu Filho passasse pelo que passou, mas neste caso havia um propósito.

Nossas provações nem sempre tem um objetivo nobre, embora Deus aproveite certas situações para nos ensinar algo, em 90 % das nossas provas são de nossa responsabilidade.
E sendo assim, devemos assumir que somos responsáveis pelo que nos acontece.
Nestes 90% estão grande parte do sofrimento por antecipação.Isto porque`, às vezes passamos mais tempo sofrendo pelo que vai acontecer do que vivendo nosso momento presente.
E estes sofrimentos muitas vezes não se concretizam.

Afasta de mim este cálice -e o diabo saltou de alegria,
agora vem a vírgul fata, mas que não seja feita
a minha vontade e sim a sua Pai.
E o diabo perdeu!
Quando observamos o que houve com Jesus no momento de sua  prisão, percebemos que Ele, apesar de saber o que lhe esperava, confiava em Deus, pois disse que se quizesse, pediria o Pai que o tirassse daquela situaçãoe por certo aproximadamente 84 mil anjos viriam em seu socorro. Imagine!

No versículo 8, Jesus pede aos soldados que libere os discípulos, já que estavam procurando por ele.Isto nos ensina que não devemos delegar nossas provas a outrem.

Antes disto, Pedro dissera ao Senhor que iria com ele até a morte. Horas depois da prisão do Senhor, ele vai, com outro discípulo, este influente junto ao sumo sacerdote e, enquanto o seu companheiro conversa com a autoridade religios, Pedro fic aperto dos soldados.Pedro é questionado sobre conhecer o Senhor Jesus e o nega.
Pedro age como a vestruz e esconde a cabeça. Isto porque por mais duas vezes ele é reconhecido e nega conhecer  aquele que o previnira disto.

Davi fugiu dos seus problemas, esconde a  cabeça ao fugir de Saul, mas seus problemas não terminam por aí. Ele  é obrigado a enfrenta-los dia a dia.Davi escondeu-se na caverna de Adulão, o Profeta Elias, temendo por sua vida, escondeu-se num buraco do monte, mas ambos tiveram que sair de seus esconderijos e quando o fizeram, depararam-se com os problemas no mesmo lugar.

Devemos reconhecer que os problemas existem para nos melhorar..

Tem pessoas que afirmam que:

  • Não aceitam passar fome,
  • Não aceitam ficar doentes
  • Não aceitam ser provados



Os 3 jovens, amigos de Daniel, não se renderam, não clamaram por socorro, simplesmente confiaram.
Eles poderiama dorar o rei e seriam perdoados pelo Senhor – afinal Deus é amor. Mas aqueles jovens preferiram confiar no Senhor, apesar de não saberem o resultado de sua decisão.

Daniel é outro que confiou no Senhor e por isto os famintos leões ficaram como indefesos gatinhos naquela cova.

Nós desistimos muito fácil, é hábito do cristão. O primeiro que ele desiste é de Deus.

Não guarde e não fuja dos problemas, enfrente, vai passar.

Quem foge, acaba mal, pois só esconde a cabeça. Devemos aprender com Jó, se aceitamos a benção de Deus, poruqe não aceitarmos as provas que Ele nos permite passar.

De nada adianta sumir da dificuldade, devemos assumi-los e enfrentar vai nos ajudar a diminuir o tempo, pois o que pudermos fazer para resolver,estaremos em paz.

Jesus, no barco, dormiu. Sabe porque Ele dormiu? Ele dorme porque sabe que é Ele que está cuidando. Ele está no controle. Deixa vir a tempestade.Pular no mar não vai resolver, se esconder no sótão também não.

Quando aqueles soldados cairam, o Senhor Jesus poderia fugir.Eles estavam ao chão memso, podia sair até andando dali, sem correria nenhuma, mas Ele sabia que sua hora tinha chegado, o cálice amargo deveria ser provado por Ele e este era o momento.

Quando não queremos passar pela prova estamos sendo diferente de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdenego.
Quem tem Jesus como Pastor, não teme mais nada. Aprende com o Senhor a ter paz na provação, por maiores que seja.

Psiu! Não fui eu mamãe! E
desde a infÂncia, por não ser
cobrado de suas atos
vai surgindo um covarde.
A covardia começa na infância, quando a criança apronta, ela deve ser cobrada. Sua responsabilidade deve incentivada desde cedo. Se ele  não encara as pequenas coisas se torna um jovem fraco, um esposo omisso e jamis será um líder.

Como pode conduzir se nunca foi conduzido? Como posso gerir, sem gerir meus próprios problemas.
O seu cálice vem com seu nome. Passa o tempo que passar, mas te espera

Jesus entendeu isto.
Mesmo quando Ele disse “afasta de mim este cálice,”. Nesta vírgula provavelmente satanás comemorou, soltou alguns rojões, quem sabe?. Jesus estava dando mostra de fracasso mas quando Jesus completou “mas seja feita a tua vontade” satanás percebeu que tinha mesmo perdido.
Devemos perceber que não é errado querer fugir, é uma atitude humana, mas o lado espiritual deve vencer sempre, quando se crê.
Como todo judeu, o Senhor gostava de um bom vinho.
Agora no entanto, a lembrança de um cálice se
tornava um símbolo de dor. Afinal a morte e o
sofrimento lhe era como um cálice amargo

Muitos perderam a batalha, porque se esconderam.
O Senhor Jesus nos conhece, sabe o que é sentir a rejeição. Ele vive teus problemas.

O único lugar para o qual podemos fugir é para os braços de Jesus, afinal nele somos escondicos por completo e do Senhor não podemos esconder nada. Coloque o que você não pode resolver aos pés de Jesus. Porque enquanto estiver em seu poder, Ele não pode fazer nada, não coloca as mãos. Ele levou sobre si nossos pecados, dores.
Ele não nos permite perecer. Quando Pedro entendeu isto, estendeu as mãos e Jesus a tomou, restaurando a confiança do discípulo.
Você vai ter que encarar, você precisa aprender enfrentar o cotidiano.

Em resumo, aprendemos com Jesus, nesta situação:


  • Assumir o problema,
  • Não fugir da responsabilidade,
  • Não delegar prova,
  • Não se esconder na caverna,
  • Não fugir da realidade.



*****************************************

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter