Translate / Traduza

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cigarra - o Símbolo da Nova Criatura

Cigarra – Símbolo da nova Criatura
Elisabeth Lorena Alves

Foto Jane  Eyre Queiros Uchôa 


Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! II Coríntios 5-17


De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Miquéias 7-19


Você já ouviu falar em crente capa? É aquele que só tem a capa de crente, mas por dentro é ainda um algo sem valor algum. Que fique claro aqui que não estou dizendo que quem não é cristão não tem valor. Estou falando que quem diz ser uma coisa e não é, não tem valor. Não importa o que esta pessoa diga que seja, é vazia, sem conteúdo e pode trazer problema não só para si, mas para a Sociedade que diz representar. Um falso médico mata um paciente e todos os médicos são achincalhados de assassinos. Assim se um falso crente - e existem muitos - faz algo ruim, são os demais cristãos que pagarão a conta. Acho que estes falsos crentes,andaram pegando emprestando as carapaças das cigarras...
Hoje, logo cedo, minha amiga encontrou uma Cigarra renascendo na UFAM  e postou a foto na Internet. 

Na hora estava orando a Deus pedindo um tema para a nossa Mensagem e de cara me veio a Cigarra como Símbolo da Nova Criatura.

A Cigarra tem o esqueleto para fora do corpo, é chamado de Exoesqueleto, quando ela tem problemas, de envelhecimento ou de outra ordem biológica, ela renasce, desprezando o Exoesqueleto e seguindo adiante. E foi pensando nisto que me voltei ao fato de Crentes que adoram se lembrar da velha Criatura. São ex-um monte de coisa que jamais deixaram de fato o orgulho do que praticaram antes de conhecer ao Senhor Jesus. Costumo pensar que estes nem se quer conheceram ainda ao senhor, pois se de fato o conhecessem, teriam que Ele jogasse no Mar do Esquecimento coma tal plaquinha que o pastor Douglas Alexandre diz que tem, dizendo: “É Proibido Pescar!”. 

Quando conhecemos Jesus,não só abandonamos as nossas velhas atitudes, como mudamos de caminho, deixando para trás todas as más lembranças. Diz uma canção do Ozeias de Paula, que “ O Passado não importa mais” pois “na Verdade encontrei a paz” e se não interessa mais, por qual motivo você vai se orgulhar do que fez de mal?
Outro hino, do passado, dizia algo que nos serve bem:Mude o seu modo de viver, do jeito que você vive nunca vai se converter” (Vera Lúcia Calixto). E de fato, se você não se livrar da velha criatura vai viver uma vida monstruosa, nem é crente e nem incrédulo, está vivendo no limbo e trazendo ao povo cristão apenas Escândalo. Sim, se a Cigarra não se libertar de fato de sua velha casca, imagine quão monstruosa ficará parecendo? É bonito vê-la trocar de pele, mas não seria bonito de se ver se ela não se libertasse desse esqueleto morto. Teria dois olhos, um monte de pernas extras. Ainda seria uma cigarra, mas defeituosa...

Quando o passado voltar a te assombrar, lembre ele de onde deve estar, no Mar. E você, deixe-o lá. Você deve sim saber de onde Deus te tirou, para dar valor ao que recebeu, mas jamais deve trazer consigo como algo do qual deva lembrar aos outros. Até porque suas atitudes anteriores feriram alguém e as pessoas feridas tentam se livrar do mal que receberam em suas vidas esquecendo-se, mas você vai lá grava um CD e DVD e sai por aí ganhando dinheiro com seu passado obscuro e trazendo à lembrança de vítimas de seus erros as lembranças de suas dores. Quem relembra sofrimento, sofre de novo. Permita as pessoas que você feriu, viver de forma mais humana possível, sem remoerem lembranças amargas e sem a necessidade de acusarem Deus de injusto. Sim, muitas vezes Deus é xingado por seus erros. As pessoas até podem perdoar alguém, mas quando percebem que esta pessoa perpetua seus erros, geralmente acabam magoadas de novo.

Aprenda com Jesus. Jesus amava as pessoas. Não aceitava que passassem seus pecados “na cara”. Foi isso que ele fez quando calou a boca do seu anfitrião que reparou na atitude de uma mulher perdoada e teceu comentários malignos contra ela em seus pensamentos. Jesus o exortou avisando que ela era grata por saber do que tinha sido perdoada. Jesus não deu a Biografia dela, não contou a multidão de pecados dela, nada. Apenas mostrou que ela estava perdoada e que vivia de modo a agradecer pelo perdão recebido.
Se teus pecados foram grandes, faça algo maior ainda para cobrir esta multidão de pecados. Pecado perdoado é pecado esquecido.


Vai ter com a Cigarra e veja o que ela faz com seu velho corpo e faça o mesmo. Assuma sua nova pessoa e viva dignamente, mesmo que para isso tenha que ser esquecido por todos. Muitos que não conseguem entender a Bíblia dirão que falar sobre pecado trás salvação, eu lhe afirmo que não. O que salva é o AMOR de Deus e sua Misericórdia. Aceite o perdão para sua vida e liberte-se do seu velho eu, do contrário, como cantava a Verinha Calixto, “nunca vai se converter”.   


Serviços
Ozeias de Paula - Passeando pelo Céu - Youtube
Exosqueleto - Wikipédia
Bíblia online - Miqueias 7 - 19
Bíblia online - II Coríntios 5 - 17
Vera Lúcia Calixto - Não achei esta canção, mas tem outras no Youtube. Gosto de Filho de Crente



Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter