Translate / Traduza

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pecado Revelado

Pecado Exposto


Você sabe o que é um Pelourinho?
Pelourinho era uma coluna de madeira, ferro ou cimento armado, colocada nos centros das cidades e nas grandes fazendas, onde certos condenados eram colocados para "servirem de exemplo". Quem lê Romances sobre Escravidão verá muitos dos heróis dos Negros expostos nestes, ensanguentados pelas surras que levavam por tentarem fugir de seus "donos". Mas os Pelourinhos não é uma forma de Castigo apenas para Negros fujões, na verdade desde a Idade Média eles serviam para que as decisões dos Conselhos fossem expostas e qualquer criminoso ou perturbador da ordem era colocado ali para que outros evitasse tal erro. A Exposição pública costumava trazer a ordem a Sociedade de então, pois temendo o mesmo destino alguns pretensos arruaceiros evitavam cair no erro. E, outros, envergonhados por ter passado por ali tomavam jeito e evitavam cair ou ser pego em erro novamente.
Só que apesar de existir o Pelourinho e de ver a quantas iam a vergonha dos expostos à zombaria e vergonha pública, muitos sequer reconheciam sua situação de Erro. E viviam sua vida achando-se melhores que aqueles que ficavam ali expostos.
E isto é como a Vida Espiritual. Muitos acusam outros publicamente de pecados que eles mesmo cometem na intimidade. O que nos leva à BÍBLIA e a passagem da mulher pega em adultério. Os homens, fariseus em sua maioria, levaram-na à presença do Mestre para que ele a julgasse à morte ou a perdoasse, simplesmente porque eles queriam acusar Jesus dentro da religião vigente em Israel o Judaísmo. Sabiam que Jesus não iria permitir a morte da mulher e esperavam que Ele fizesse algo para ser levado à presença do Sacerdote e ser julgado por este. Mas Jesus, que conhece o ser humano resolveu apelar para a Consciência destes e disse que poderiam apedrejá-la sim, mas só  que não tivessem pecado. E eles sentiram-se acusados e deixaram o Mestre e a pobre Mulher em paz.
Afinal, expor os defeitos dos outros é muito fácil, mas assumir os seus nem tanto. E foi assim que aquela mulher teve oportunidade de ser salva de seu caminho e convertê-lo em outra direção.

Bem, antes de concluir, vamos à uma Ilustração sobre exposição de erros alheios...


PRESO  NO  PELOURINHO
 Numa linda povoação inglesa, onde a natureza ostenta galas arrebatadoras, a taberna do lugar, como de costume, andava causando muito mal.Um pobre alcoólatra, já muitas vezes condenado pelo juiz, por embriaguez, mas sempre em vão, foi por fim sentenciado à prisão num pelourinho que ficava próximo à igreja, para ver se assim, exposto ao escárnio público, resolveria criar um pouco de juízo. Ajuntaram-se logo os aldeões ao redor dele, alguns com pena, outros caçoando, outros com nojo. O homem no pelourinho sofria atrozmente.Chegou ali um homem tendo pela mão sua filhinha. "Papai", disse ela, "por que é que prenderam esse homem no pelourinho?""Porque ele se embriaga", respondeu o pai."Então, quando é que vão prender o senhor no pelourinho?", tornou ela com inocente simplicidade.A pergunta feriu o pai no coração e o obrigou a refletir. O refletir levou-o a abandonar de vez o uso das bebidas para não chegar ao estado daquele infeliz que aí estava contorcendo-se de vergonha. 

Concluindo


A Ilustração acima nos mostra exatamente o que Jesus nos ensinou na passagem de João 8, que muitas vezes a diferença está e ser pegou ou não, mas que todos cometem erros. Assim, fica o alerta, antes de apontar os erros alheios, tire de sua vida os seus erros e limpe os seus olhos, para que eles possam ver coisas melhores e abra seu coração para ver as outras pessoas com misericórdia.
Esta Mensagem não é para dar apoio a quem erra, mas para mostrar que somos alcançados por MISERICÓRDIA e não MERECIMENTO.
Boa Semana.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter