Translate / Traduza

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A Lição da Formiga



6 - Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!
7 -  Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante,
8 -  e ainda assim armazena as suas provisões no verão  na época da colheita
ajunta o seu alimento. (Provérbios 6)

Conheço o versículo 6 desde muito nova e não me é uma lembrança nada agradável, mas que sempre me fez pensar no propósito de vida destes serezinhos tão pequeninos, mas tão temíveis. Via-os, em Carreira destruírem a horta de meu avô, que as seguia pelo Bairro todo até chegar ao seu formigueiro e aplicar-lhe Formicida Pica-pau.  Certo é que peguei medo delas quando fui atacada na Infância por algumas e como vivo em Manaus e elas são insetos de Verão e aqui é sempre quente, não escapo de umas boas picadas, às vezes até dormindo. Mas, esqueçamos e tudo bem que não gosto de Formigas, embora elas me amem ou odeiem, sei lá.  E tirando estas atribuições humanas às pobres formigas, que não estão dispostas esperar que eu morra para me levar para suas casinhas, gosto de observá-las em suas viagens. As formigas levam folhas enormes e grãos que não sabemos como aguentam! Não desanimam com o vento, não se importam se é pesado e não fica imaginando se determinada carga vai ou não entrar em sua toca. Ela faz o seu serviço mesmo que exista por perto uma dona de casa ´desalmada´ armada de um inseticida ou pó de cânfora para espantá-las. Continuam sua tarefa diária sem se importar com nossa interferência e vivem como se nós é que ocupássemos os espaços delas.
E você já pensou nas qualidades da formiga?

  • Ela divide em pedaço menor a carga que levará para sua casa. É Inteligente.
  • Faz a sua parte. Mesmo que seja a pior, sem reclamar e divide com as demais a alegria da conquista. É Sábia.
  • Ela não desanima por causa do vento ou do tamanho de sua carga. É Perseverante.
  • Ela divide com as outras o trabalho de transportar a carga ao final e, juntas, conseguem diminuir a pedaços que cada uma possa levar para dentro de casa, reconhecendo suas limitações. É Humilde.
  • Não reclama do tamanho da carga. Simplesmente a leva, ciente de sua responsabilidade para com o grupo. É Responsável.
E nós? Somos como a Formiga? Será que não reclamamos do peso de nossa cruz? Será que não reclamamos quando outros chegam junto à um Projeto que iniciamos de forma solitária? Será que sabemos dividir com os outros as nossas necessidades e fraquezas? Será que somos responsáveis por nossa parte no Projeto? Será que somos mesmo bons Obreiros da Grande Seara? Ou somos folhas secas levadas pelo vento?
   

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter