Translate / Traduza

sábado, 1 de novembro de 2014

Elogios - Esopo



Hoje as pessoas precisam de elogios. Fazem tudo esperando ser notadas e se isso não acontece, acabam chateadas. É uma espécie de doença social da aceitação. Mas elogios nem sempre são verdadeiros ou úteis. Precisamos aprender a ter foco e viver para alcançar nosso objetivo, independente da opinião dos outros.
O sábio nos ensinou, em Provérbios 28 - 23, que é mais sadio receber uma crítica que um falso elogio. Para ele, é mais fácil ser amigo de quem faz uma crítica de quem elogia de forma mentirosa. E, a sabedoria popular consagrou uma fábula de Esopo, que nos apresenta a Raposa e o Corvo. Segundo conta a Raposa ia seguindo seu caminho quando notou em um galho alto, um Corvo. Só que ele estava com um belo queijo no bico. E ela desejou o queijo.
A Raposa observou bem e resolveu atacar na Vaidade do Corvo. Ele devia ter alguma...
Então ela começou elogiar as penas do pássaro, sua postura e beleza. E, percebendo que ele estava já todo vaidoso, arrematou com o máximo que podia para conseguir seu objetivo: O Queijo.
- Um belo pássaro, com tão bela plumagem e altivez, só precisa de um belo canto para ser Rei dos Animais.
O Corvo, todo vaidoso, abriu o bico e soltou a voz com seu canto crocitante e, deixou cair o queijo.
A Raposa abocanhou o queijo e fugiu, feliz.

Moral da História: "Nem todo elogio é verdadeiro, muitos deles servem apenas para tirar o foco do 'admirado' e ele perder o que tinha".

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter