Translate / Traduza

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Davi e sua responsabilidade



Vamos falar sobre responsabilidade?
No Salmo 132 vemos que o salmista relata os sofrimentos de Davi depois de ter colocado um propósito em seu coração, ter decidido que faria um lugar para o senhor estar representado no meio de Israel. Neste Salmo vemos que ao tomar para si esta Responsabilidade, de forma espontânea, ele não teve mais sossego e lutou por conseguir alcançar seus objetivos.
Vejamos os estágios de sua alma e de seu propósito:
Aflito: (v1) Ao relatar as aflições passadas, ele trás à lembrança do Senhor os seus sentimentos de então. Isto prova que mesmo que sendo vitorioso em seu projeto, uma pessoa ão esquece o caminho pelo qual trilhou para chegar ao sucesso. E conhecer o caminho nos faz mais forte se tivermos que voltar a ele, por mais difícil que ele tenha sido.
Votou: (V2) Mesmo sendo uma opção pessoal, Davi fez voto, ou seja determinou que faria. Na verdade, voto é uma palavra de origem latina, VOTUM e significa uma promessa solene, quer dizer, uma promessa que se faz por respeito e, pelo visto, Davi sabia do propósito desta palavra e fez uso dela ao afirmar que faria uma Casa ao Senhor.
Afligiu sua Individualidade (v.3), abdicando de seu conforto. Quando Davi determina que não dormira em paz e que não subirá à sua cama, ele quer dizer, como guerreiro que era, que toma esta responsabilidade para si com garantias de uma Batalha e que só voltará à paz depois de a realizar. Ao deixar de lado o conforto, ele abre mão de valores específicos de um rei e passa  a viver como servo de um propósito, neste caso, um propósito firmado para benefício de sua Fé, de seu Deus.
Não desanimou (vv. 4,5) e isto se nota na afirmação de que ele não se permitiria descansar, estava firmado em seu propósito e nada o desanimaria. Quem conhece a História sabe que Davi não viu a construção do Templo. Quem o construiu foi Salomão, seu filho, mas o rei, em II Samuel 6, ao retirar a Arca da casa Obede-Edom e em um ritual de alegria e devoção traze-la de volta para perto de si, faz um grande Festa ao Senhor e anima o povo, levando-os à Adoração. Esta postura de adorador, de pessoa preocupada com o próximo, de ser humano que não se diferencia dos demais, é o que Deus espera de nós. Muitos contestam o fato de Deus amar Davi apesar de seus pecados, esquecidos que o Senhor é aquele que nos aceita por Misericórdia e esquecem-se que Davi foi um homem que soube se portar com os homens e se prostrar ao Senhor com honras.
Que estas lições de Davi nos sirva quando decidirmos fazer algo, seja para Deus ou para o próximo.
Davi criou para si a responsabilidade de trazer a Arca de Deus para perto de todos os fieis e executou seu plano a contento, mesmo com as dificuldades que encontrou no caminho, com a morte de Uzá e com o escárnio de uma de suas esposas.
Quem está determinado, não se abate!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter