Translate / Traduza

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Porque devo orar?

Porque devo orar: Os heróis da Bíblia venceram porque sabiam como orar. Daniel não orou para afligir seus inimigos. Ele orou porque conhecia seu amigo. Pasto...

Amigos e Irmãos


Muito se fala em amizade, mas pouco  se nota sobre a importância deste relacionamento. Davi e  Jônatas são constantemente mostrado como exemplo de Amigos, mas não pensamos muito em pessoas que deveriam ser amigas e não foram. Irmão   e primos costumam ser os primeiros amigos que as pessoas costumam ter na vida. Criam laços que nada separa e vivem sempre esperando que o outro seja feliz e se sinta realizado. Muitos amigos abrem mão de bens e alegrias pessoais em favor do outro, como é o caso de Jônatas em relação a Davi. Sabedor que o amigo fora escolhido por Deus para reinar em Israel, algo que lhe era uma herança, deixou claro que abria mão deste direito e que apoiaria Davi em seu reinado, auxiliando-o em suas necessidades.
Davi tinha irmãos e estes não lhe eram amigos, não o viam como alguém que podia fazer algo tão grandioso quanto destruir um inimigo de seu povo. E vemos outros personagens bíblicos que possuíam irmãos mas que não tinham com eles laços de companheirismo. José é um grande exemplo disto, tinha diversos irmãos, mas não encontrou entre eles amizade. O filho pródigo também viveu a vida inteira ao lado de seu irmão mais velho e não estreitou com este laços de amizade, tanto que quando voltou ao convívio familiar, não encontrou apoio imediato por parte deste, antes encontrou críticas à sua atitude errada que acabara de ser perdoada pelo pai de ambos.
Existem características que mostram quem é amigo:

  • Um amigo tem intimidade com o outro - Conversa de tudo e sabe que pode se aconselhar com o outro, pois entende que encontrará apoio.
  • Tem confiança no outro.
  • Acredita nos sonhos do  outro e o incentiva.
  • Tem Liberdade - Sabe que pode pedir o que for, que será atendido e, se pedir algo que possa prejudicar, recebe um conselho e puxão de orelha, mas com carinho e cuidado.
  • Tem audácia - amigos falam de tudo e tratam-se de forma que outros jamais entendem,

Podemos escolher em sermos apenas irmão ou mais que isso, nos tornarmos amigos e sermos o ombro que o outro precisa, a palavra que o outro espera, o companheiro de viagem de alguém que sem você seguiria  a vida só.

Pastor Ailton Soares

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter