Translate / Traduza

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Elias, exemplo de Mestre



Elias e a Escola de Profetas

Elias era profeta em Israel em uma época nada fácil. Os líderes do país, Jezabel e Acabe, estavam longe de Deus e a rainha estava seguindo os deuses de seu povo, destruindo não só a fé do povo que geria, como o bem estar, pois seu método de aquisição de propriedades era o que usou com o vinhateiro Nabote, mandou que o matasse para que  o rei fizesse nas terras do vizinho a sua horta pessoal. A pátria israelita estava invadida pelos deuses estrangeiros e sacerdotes estranhos ao Deus Altíssimo. E neste cenário estava Elias, como Profeta de Deus, como defensor da Verdade e da Honra. A Bíblia nos mostra Elias defendendo a Fé, a Verdade e a Justiça por diversas vezes e apresenta também as reações do rei Acabe e da Jezabel, sua esposa. Esta odiava o profeta e intentava matá-lo.
Elias não se sentia confortável com a situação, provavelmente o descaso do povo, que seguia os sacerdotes de Baal,  fora o fator de desanimo que o profeta acabou tendo e do esgotamento físico que o deprimiu e que deu origem à sua peregrinação, quando a rainha começa persegui-lo.
Logo depois de ser animado pelo anjo e alimentado, teve um encontro especial com o futuro e soube que iria ungir aquele que o substituiria.
A vida de Elias mudou de rumo, ele entendeu que seria o responsável por aquele  que ficaria no seu lugar e seguiu viagem indo encontrar Eliseu. A sua jornada não foi fácil, o ensinar seu discípulo foi trabalhoso, mas ele não desanimou, focou em seu objetivo e persistiu nele durante todos os próximos dias de sua vida e, na verdade, por ser agora sua missão vital, estendeu-se pelo resto de seus dias. Elias cumpriu seu papel e soube entender que em seu lugar precisava ficar alguém tão forte e inflexível, que não mudasse de opinião e acabasse por seguir aos baalins.
Ser professor é algo especial, é incutir no outros valores que já existiam e que deverão continuar a existir, é apresentar teorias para que o outro adapte à seu conhecimento, MAS ensinar a Palavra é perpetuar o desejo de Deus, trazer a existência a Verdade da Fé, os princípios da honradez e da história do homem. Sim, ser professor de profeta não é recriar teorias, é manter a originalidade da Palavra, pois esta, como Deus, não muda.
Que possamos entender que nossa Responsabilidade como Mestres dos recém chegados à Fé é trazer o conhecimento de Deus à estes, sem corromper a Verdade do Desejo de Deus e sem mudar a Palavra, afinal, como Pedro nos aconselhou, esta não é de particular interpretação.
Sua responsabilidade para o Eliseu que surge em seu caminho é gerar nele o desejo de ser igual a você e, sendo seu imitador, ele seja também imitador de Cristo, pois é na mesma unção que fostes ungido que ele surgirá e ele só poderá ter porção dobrada de sua força e determinação, se conhecer de fato o seu potencial enquanto professor e mestre.
Elias não abriu mão de sua responsabilidade, cumpriu sua missão até o último momento de sua vida na Terra e este exemplo ele deixou para todos nós.
Que possamos seguir este exemplo e sermos mestres de fato para o Eliseu que ficará em nosso lugar.



Se você é o Elias desta relação, saiba que seu trabalho está apenas começando, seu Eliseu esta sendo gerado e quem vai levantar ele sob a mesma unção é você.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter