Translate / Traduza

sábado, 20 de dezembro de 2014

A Rebelião dos 10



O povo de Israel estava sempre voltando ao mesmo ponto: Murmuração.
Moisés mandou 12 espias para ver como era de fato a Terra  Prometida e conhecer suas posses, limitações e fronteiras. Dos 12, dez se acovardaram, temendo os moradores que era de alta estatura e fortes.  Além de Josué e Calebe, os dois espias que confiaram em Deus e que sabiam que poderiam vencer os inimigos, Moisés e Arão também criam. Para eles não havia empecilhos e nada poderia desanimá-los pois estavam focados em sua fé e propósito. Todos eles estavam cientes que os moradores do lugar eram grandes e fortes, mas Arão, Moisés, Josué e Calebe criam que eles poderiam enfrentar e vencer. Eles criam e Deus confiava neles.
Deus confiou em Moisés para ser Legislador de Israel. Confiou em Arão para ser seu primeiro Sacerdote, confiou em Josué e Calebe como auxiliares ministeriais.
No momento em que houve o retorno dos doze espias, o povo estava aflito e os dez espias covardes começaram a induzir à rebelião, tentando convencer aos outros a voltarem ao Egito. E esta era uma atitude recorrente, o povo vivia desejando voltar ao Egito, cada vez que as coisas apertavam, eles tinham lembranças do que vivera e esqueciam que vivam ali como escravos, sendo obrigados a exercer trabalhos forçados  praticamente sem descanso.  Agora que o Egito era só uma lembrança, as dores foram esquecidas e o pouco que tinham obtido ali,  agora parecia ser um prazer.
E assim é com os murmuradores. Esquecem-se fácil dos perigos da estadia no Egito do pecado e lembram-se apenas das alegrias que ali possuíam, mesmo que elas fossem passageiras.
Na ocasião da rebelião dos Dez Espiões, podemos ver exatamente isto acontecer. Mas mesmo com o murmurar do povo, dois espias e seus líderes creram que os acontecimentos poderiam ser diferentes nesta nova realidade, afinal, Deus estava com eles e os guiaria na caminhada, dando forças e garantindo a vitória.
Para nós é interessante seguirmos o exemplo de Josué e Calebe. Eles foram vitoriosos pois observaram as dificuldades sim, mas já pensaram em caminhos para contornar os empecilhos  e solucionar  os problemas. Jamais devemos seguir os 10 espias que resolveram atrapalhar o andamento da Obra e colocarmos nossos irmãos contra nossos líderes.
Nossa atitude deve ser a de CRER apesar das dificuldades, pois crer no incrível e  acreditar no invsível é a base da verdadeira Fé (Hebreus 11:1).


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter