Translate / Traduza

sábado, 27 de dezembro de 2014

A Bíblia e o Natal

 A Bíblia e o Natal 
                Bem, algumas pessoas não comemoram o Nascimento de Jesus e não o fazem dia algum. Baseiam sua opção no pensamento de que os Israelitas consideravam o hábito de comemorar  QUALQUER aniversário como um costume pagão. Ora, mas estas pessoas comemoram os seus dias natalícios e os de seus filhos e parentes. Assim, se crêem que comemorar o Natal  - aniversário de Jesus - seja uma aberração, uma atitude pagã, abraçam este hábito em seu dia a dia e, sendo assim, não deveriam agir diferente com o Aniversário Daquele que nasceu para que fossemos livres. Obviamente que a Bíblia não fala em que dia Jesus nasceu e qual era o mês que corria quando isso  aconteceu. E é  mais óbvio ainda que não foi em Dezembro que isso aconteceu. Os relatos do nascimento põe por terra esta hipótese já que por tudo que ocorreu nas noites que antecederam este nascimento percebemos que a temperatura era outra  e que ninguém em sã consciência sairia em viagem com uma mulher grávida em uma noite de inverno.
               
                Acredito que na maioria das famílias brasileiras existam ao menos um caso de alguém que foi registrado fora de seu dia e ano de nascimento. Principalmente nos interiores, onde os homens de registros (Tabeliões) apareciam ocasionalmente na data marcada chovesse, não tivesse transporte ou algo mais, estes não apareciam por meses. Meu trabalho, por anos, me colocou frente  problema como estes e aqui em São Paulo. Em 1998, por exemplo, a Entidade Social em que eu trabalhava fez parceria com o núcleo de atendimento do munícipe, em Guaianases, e fizemos em torno de quatro mil (4.000) preenchimento de documentos de identificação. Isto em um Bairro da Capital paulista.
                As pessoas justificam as mesas fartas na época de Natal como um hábito adquirido dos saturnais, as festas romanas de dezembro, que eram celebrações com presentes e mesas  ricamente adornadas, mas esquecem-se que estes hábitos de mesas fartas são comuns em diversas culturas durante as festas familiares ou da comunidade. Quanto as velas comuns nestas festas, por ser o Natal uma festa que se originou em uma época que não havia luz elétrica, estas faziam parte da iluminação do dia a dia até.
1.       
                Comemorar o Natal neste ou naquele dia não muda o fato de que Jesus nasceu. Mas para nós Cristãos, deveria ser importante comemorar esta data e fazer o mundo ver que entendemos que o Senhor deva nascer todos os dias em nossas vidas e transformá-la cotidianamente. Ficarmos discutindo se é obrigatório comemorar ou não, é como discutir, por exemplo, com que frequência devemos participar da Cerimônia da Santa Ceia. O que importa mesmo é termos Jesus como Salvador de nossa vida e não nos perdermos em brigas e discussões inúteis que não nos fazem crescer e atrapalham que outros venham a Cristo.
                Aqui comemoramos o Natal e aproveitamos para estarmos juntos aos nossos irmãos, contamos as bênçãos e dividirmos com o próximo o nosso pão diário, pois o que nos interessa é viver o amor, como Jesus ensinou, compartilhando com todos o que recebemos e louvando ao Senhor que nos deu vida e nos proporcionou vivermos uma vida abençoada.

                Quanto a Bíblia e o Natal, não há mesmo uma confirmação testamentária para que o comemoramos, mas não há também para nós e não abrimos mão de nosso "Feliz Aniversário" todos os anos. Em nosso país e na Cultura Ocidental, comemorar os dias de anos de alguém é um costume que prova o quanto gostamos desta pessoa.
                Pense nisto.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter