Translate / Traduza

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Atleta de Cristo

2 Timóteo 2:5 - E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. 

        Uma das mais belas imagens criadas pelo apóstolo Paulo para mostrar nossa vida cristã é a do Atleta: "Nenhum atleta é coroado como vencedor se não competir de acordo com as regras" (II Timóteo 2:5).

        Se analisamos a vida de um atleta, notamos o quanto é grande o investimento que se faz para crescer e chegar ao ponto de vencer e chegar ao título desejado, ao pódio. São anos de treinos e investimento, sofrimentos, perdas e derrotas, distância da Família, problemas com patrocínio e tudo mais, além de desgaste psicológico e afastamento da vida social. Analisando estas e outras situações vividas por um atleta, percebemos que de fato se parece e muito com a vida de um cristão que se esforça para viver de forma a ser um servo fiel a Deus e uma pessoa vitoriosa. A vitória de um atleta não se dá de um momento para o outro, ela é construída com dificuldade e pelo fato de este abrir mão de tudo no processo de crescimento profissional. No Atletismo não existe vitória por acaso, a conquista dos títulos se dá pelo investimento diário que se faz quando se tem um objetivo.
        Só que isso não é tudo, além do esforço pessoal há ainda algo mais a se considerar ao analisarmos a vida do atleta:  Ele precisa seguir regras. Se não as seguir ele não é considerado um profissional e muito menos campeão. Ainda existem as técnicas  que devem ser seguidas à risca, técnicas específicas para cada esporte.
        Como 'atletas' de Cristo, a Bíblia é nossa bússola, nosso livro de Regras e se não a seguirmos não podemos ter acesso ao modo correto de Prática da nossa Fé, pois é ela que define nosso modo de seguir adiante. Devemos, como o atleta, vivermos de acordo com nossas escolhas todos os dias de nossa vida, assim como ele respeita sua dieta mesmo fora do treino, obedece horários de dormir e quantidade de consumo de água, assim seremos também vitoriosos.
        Na verdade, através da Palavra temos acesso ao nosso técnico e como as regras são dele, se as obedecemos, alcançamos a vitória. Que, através do Espírito Santo possamos viver de forma a sermos vitoriosos, agradando aquele que nos escolheu e vivendo uma vida plena.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter