Translate / Traduza

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Respeito e Sabedoria [Relacionamentos]

A Propósito, esta foi a mulher mais inteligente da História,
seu QI era superior a outro contemporâneo seu, Einsten.



Jó 28:18O coral e o jaspe tampouco merecem menção, porquanto o preço da sabedoria é muito maior do que os rubis mais puros.

Um casamento sem respeito não funciona e não prospera. um casal pode viver eternamente juntos, mas viverá um relacionamento doentio e gerará frutos imperfeitos se viver em desacordo e não exercitarem o respeito mútuo. O Pastor   Josué Gonçalves conta um trocadilho muito bom que serve bem à nosso propósito hoje. É sobre a mulher que era Bonita e Burra, isto aos olhos do marido. Vamos à História:
 Conta ele que um certo marido vivia dizendo para a esposa:
- Você é linda porém burra. Isso durou algum tempo, mas um dia ela zangou-se e lhe disse: - Querido, agora entendi o porque Deus me fez bonita e burra. Deus me fez bonita para você me escolher e burra para eu aceitar e casar-me com você.

Ora, dirá você, o que isto tem  a ver com o tema da Mensagem de hoje? Tem tudo! Isto por vermos que este esposo não respeitava sua esposa, aquela mulher que ele escolheu para viver sua vida, ser a mãe de seus filhos, orientadora de seu lar, sua companheira para a vida. Ao aprisioná-la em uma ideia equivocada e desrespeitosa sobre sua inteligência e suas outras virtudes, ele a desrespeitava. Ma s ela, neste pequeno texto nos dá alguma lições sobre seu caráter:


  1.  Era paciente - Diz o narrador da ilustração que o marido vivia dizendo, ou seja, era algo recorrente  e que a mulher suportou, calada. 
  2. Era sábia. - Sua opção de manter-se quieta era, a seu modo, o melhor jeito de conviver com um homem estúpido, uma vez que ele, afirmando que ela era burra  a escolhera por mulher. Se queria uma mulher inteligente, que a escolhesse.
  3. Era inteligente. - Quando ela se irritou de fato com as palavras do marido, ela teve a resposta certa e soube como a colocar, sem ferir e sem gritar, respondeu-lhe com sagacidade: Deus me fez bela para que você me escolhesse e burra para que te aceitasse.
  4. Era perspicaz. - Ao afirmar ao marido que Deus lhe fizera bonita para que ele a escolhesse, na verdade ela o informa, pelas entrelinhas, que ele tinha valores superficiais, diferente dos delas e que ao escolhe-la pela beleza, era responsável pelo que ela não era, pois só a virá pela 'embalagem' e, como prova por sua resposta ao marido, fica claro que ele não a conhecia de fato. Se soubesse que ela era capaz de uma resposta tão cheia de significados, jamais a destrataria, como fizera, desrespeitosamente, até a presente data.


Ao analisarmos esta pequena história, acabamos por reconhecer nela diversas pessoas que vivem assim, sem respeitar a pessoa que escolheu para estar ao seu lado. A mulher sábia edifica sua casa (Provérbios 14:1), diz a Palavra de Deus, mas edificar o lar não é responsabilidade apenas da esposa, é de ambos e estar de acordo e ter respeito pelo outro também é obrigação dos dois. Sim tratar a todos com respeito é uma necessidade, antes de tudo social e nos é lembrada pelo apóstolo Pedro: 

Tratem a todos com o devido respeito: Amem os irmãos, temam a Deus e honrem ao rei.
1 Pedro 2:17

Que todos possam meditar nesta Palavra e viver bem.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter