Translate / Traduza

quarta-feira, 18 de março de 2015

Você está errado!

       
           Já falamos algumas vezes aqui da mania que as pessoas têm de transferir responsabilidades. Ninguém erra mais e se alguma erro é descoberto responsabilizar a terceiros se torna automático. Tudo bem que não é novidade. No Jardim do Éden Adão e Eva também acusaram-se mutuamente por suas péssimas escolhas e ainda estenderam suas justificativas à Serpente.
           Devemos entender que assumir nossos erros é nossa responsabilidade e também nossa forma de respeitar o outro,uma vez que se acuso alguém que se quer deve algo, estamos desrespeitando e criando uma imagem negativa de alguém, que na maioria das vezes,  não pode se defender.Assumir os Erros envolve três passos: Humildade, Inteligência e Maturidade.

  •        Humildade -  É preciso ser humilde para reconhecer seu erro.  A Bíblia diz que o melhor é confessar e deixar para ser alcançado pela Misericórdia (Provérbios 28-13), mas declarar seu erro, sua falha ajuda o homem a perceber melhor suas próprias atitudes e reconhecendo suas fraquezas, ele se torna capaz de corrigi-las.
  •       Inteligência - E é através da Inteligência que a pessoa aprende  a    corrigir seus erros e enfrentar suas fraquezas. Ser tentado todos seremos, mas não podemos é ceder às tentações. A Inteligência é também o elemento essencial para aprendermos a evitar o mal, a vigiar (Mateus 26-41) para não cairmos nas tentações. A Bíblia afirma  que o homem que persevera na provação é Bem-aventurado, pois, segundo o pregador "depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam". E ele ainda afirma de onde surge as tentações e, infelizmente, elas são criadas em nosso próprio desejo e só caímos nelas se nos deixarmos arrastar e nos permitirmos ser seduzidos por estes nossos desejos(Tiago 1:12-14).
  • Maturidade - Agora vem o melhor passo. A Maturidade é o que faz com que aprendamos com nossos erros. Afinal, é através das experiências que nos tornamos sábios e a nossa História é construída pelos obstáculos que vencemos, assim, nossos problemas são, na verdade, elementos importantes para  a nossa própria formação e para que nosso caráter seja lapidado. 
        O filho Pródigo é um excelente exemplo de pessoa que reconhece seu erro. Ele reconheceu suas atitudes errôneas, arrependeu-se, humilhou-se, voltou à casa de seu Pai e foi recebido com amor.   Foram os problemas que ele encontrou, consequência de suas péssimas escolhas, que fizeram com que ele olhasse para trás e desejasse mudar sua caminhada. Muitas vezes esquecemos que nossos erros criam situações que teremos que enfrentar e isso nem sempre será fácil. Que possamos aprender com nossos pequenos erros, para evitarmos que eles cresçam e nos destruam.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter