Translate / Traduza

quarta-feira, 25 de março de 2015

Duas caras

       
Tiago 1:14,15Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. 
           Cuidado com a falsidade. Mas não só a dos outros. Deixe cada um com suas falsidades, afinal, prestar contas à Deus será algo pessoal. Assim, não se reocupe com que os outros podem falar de ti, pelas costas. Preocupe-se com o que você fala dos outros quando eles não estão presentes. Quando você fala o que é nobre  e bom sobre alguém longe dele, suas palavras criam raízes, mas quando você fala  o que não deve elas criam garras. Raízes aprofundam-se na terra e fortifica a árvore, garras são como espinhos que cortam a carne.
            Ser sincero é tão importante que em Êxodo 20, nos Mandamentos dado à Moisés, surge a  advertência: Não dirás falso testemunho contra seu próximo. Em Malaquias (1:14) o profeta afirma que é maldito quem pratica a falsidade. Aqui ele estava falando sobre quem tentava enganar ao Senhor e, embora muitos não perceba, mexer com o próximo é também ferir Deus, que o criou, uma vez que nos é ensinado amar quem está próximo de nós e esta proximidade é referente ao ser humano e não aos amigos que nos rodeiam.
            Em Jeremias 14: 14 há outra representação de falsidade. Os falsos profetas. Fica claro ali que existem homens que determinam bênçãos quando Deus não abençoou,  falando coisas de si, ilusões de sua própria mente, diz a Palavra de Deus. E vale lembrar que no Novo Testamento Jesus nos advertiu sobre estes (Mateus 24:11) e ainda mais, disse que surgiriam muitos.
           Já em Gálatas (6:3) aparece a pior das falsidades. O homem que engana a si mesmo. A pessoa que julga ser algo especial e não é, diz a Palavra, engana a si mesmo. E que miserável se é, agindo assim.
          Não importa que tipo de Duas Caras uma pessoa é, ela não é digna de confiança. E por este motivo devemos conhecer estas pessoas, para não sermos enganadas por elas. Só que, como disse no início desta reflexão, devemos tomar cuidado principalmente conosco, para que nós não sejamos agentes da Falsidade, pessoas que estejam sempre prontas a fazer inimizade entre irmãos, dizer algo que não é verdade ou simplesmente concordar com o que é errado só para ficarmos bem com os outros. O melhor sonífero, diz o Provérbio Popular, é a Consciência tranquila. E de fato se estamos bem com os outros, estaremos bem em nós mesmos e viveremos em um ambiente de paz.
           E mais uma vez: "Não importa o que os outros pensam de você, para Deus o que importa é o que você pensa e faz pelo outro". Que possamos orar como Jó, que sabendo que nunca agira com falsidade  (31-5), pede a Deus que o pese segundo suas obras.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter